Palestras encerram programação especial sobre água promovida pelo CRDH/UFFS

Publicado em: 01 de abril de 2016 23h04min / Atualizado em: 01 de abril de 2016 00h04min

Palestras com temáticas envolvendo a utilização da água fecharam a programação especial promovida pelo Centro de Referências em Direitos Humanos (CRHD) Marcelino Chiarello para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, em 22 de março. O evento aconteceu no Auditório da Unidade Bom Pastor como uma das etapas do Projeto de Extensão “Ação Educativa em Direitos Humanos”.

O professor do Campus Chapecó, Geraldo Ceni Coelho, na palestra “A água nos processos biológicos – aspectos ambientais, econômicos e sociais”, salientou os pontos fortes da região que possuem conexão com o uso da água, como a tradição da agricultura familiar, a água em abundância e as universidades em crescimento.

O representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pedro Melchior, dirigiu sua fala a partir do crescente processo de mercantilização da água em escala mundial, “na lógica do capital que transforma a água em mais uma mercadoria”. Para Melchior, “empresas multinacionais estão adquirindo aos poucos os serviços de captação e distribuição, num visível movimento de mercantilização em torno do uso da água”. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFFS, Joviles Trevisol, também palestrou durante o evento.

Semana da Água

As palestras que aconteceram na sexta-feira representaram o fechamento da programação da 1ª Semana da Água na UFFS, evento promovido pelo CRDH/UFFS com o propósito de compreender a importância da água nas relações sociais, políticas e econômicas, bem como incentivar a criação de espaços de discussão em torno do tema. As atividades da Semana iniciaram no âmbito dos campi com encontros locais para apresentação de iniciativas acadêmicas e leitura e discussão de textos envolvendo a água. O resultado das atividades foi socializado durante o evento de sexta-feira por meio de videoconferência compartilhada entre os campi da UFFS.