Número de projetos e programas aprovados mostra consolidação da Extensão da UFFS

Publicado em: 02 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

No sexto ano de funcionamento da UFFS, a área de Extensão segue firme no processo de consolidação de suas ações. Comprovação disso é o número crescente de projetos e programas que vêm sendo aprovados no decorrer desses anos. O primeiro edital interno de fomento foi lançado ainda em 2010, com 65 projetos aprovados. Em 2014, o sexto edital foi lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), com aprovação, em 2015, de 117 projetos e 17 programas de extensão, e concessão de 112 bolsas de extensão.

Em números globais, a UFFS já aprovou em seus editais internos 473 projetos de extensão e mais de 50 programas de extensão, com execução nos seis campi da UFFS e envolvimento de 759 estudantes bolsistas. O valor investido pela Instituição para custeio dos projetos e programas gira em torno de R$ 630.000,00. As ações de extensão também registram uma participação expressiva das comunidades regionais e de entidades e organizações parceiras nos projetos.

A diretora de Extensão da UFFS, Monica Hass, destaca que “além dos docentes coordenadores e estudantes bolsistas, na maioria dos projetos participam como colaboradores servidores docentes e técnico-administrativos, além de estudantes voluntários, ampliando expressivamente o número de pessoas da UFFS comprometidas com as ações de extensão universitária em diferentes áreas do conhecimento”.

Monica também faz menção às parcerias externas firmadas no desenvolvimento das atividades extensionistas. “Para melhor implementar os projetos e programas, firmamos parcerias com secretarias de educação, secretarias de saúde, movimentos sociais, cooperativas, associações comunitárias, sindicatos e demais entidades e instituições, o que possibilitou o engajamento das comunidades na construção da Universidade como agente transformador da realidade regional".