"Mestrado em Estudos Linguísticos é uma grande conquista para a região”, diz coordenadora do Programa

Publicado em: 20 de dezembro de 2011 07h12min / Atualizado em: 22 de março de 2017 10h03min

O primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem previsão para iniciar no segundo semestre de 2012. A coordenadora do mestrado em Estudos Linguísticos, Claudia Andrea Rost Snichelotto, fala sobre as motivações que levaram à aprovação pela Capes e dá mais detalhes sobre como será estruturado o programa.

Professora Claudia, a que fatores você atribui a aprovação da Capes do curso de Mestrado em Estudos Linguísticos ?

Claudia - São três os fatores que influenciaram na aprovação do programa. O primeiro se deve à demanda apresentada em 2010, quando a UFFS realizou a I COEPE, a qual se configurou como um espaço de aproximação entre meio acadêmico e comunidade regional, fornecendo a esta a possibilidade de efetivamente participar da confecção das políticas que compõem a agenda de prioridades da UFFS nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesta Conferência, o grupo de docentes de Chapecó manifestou interesse em ter contemplado espaço específico para tratar com a comunidade das demandas regionais na área, o que só foi concretizado posteriormente nos campi Erechim/RS e Realeza/PR, por meio do fórum intitulado Língua(gem) e comunicação: interfaces. Nesta ocasião, ficou decidido que as áreas de Letras e Linguística seriam uma das prioridades nas políticas de implantação de programas de pós-graduação stricto sensu na UFFS.

O segundo fator provém da exigência expressa nos documentos da área na CAPES de, pelo menos, oito doutores com formação na área de concentração do curso. Todos os doutores, conforme exigência dos critérios da área, apresentaram na data de encaminhamento da proposta, excelente média de produção bibliográfica, experiência em orientação de IC e TCC e boa articulação com outras universidades com pós-graduação consolidada na área, o que constituem critérios de peso para recomendação do curso de Mestrado.

O terceiro se deve à proposta de curso apresentada à CAPES estar bem estruturada, coesa e pertinente frente à potencialidade de pesquisa linguística e demanda de formação de pessoal na região. Foram estes os aspectos que permitiram a aprovação da proposta da abertura do curso de Mestrado em julho de 2011.

Como coordenadora do Programa, você poderia falar um pouco mais sobre a definição das linhas de pesquisa adotadas?

Cláudia - A área de concentração do Programa é Linguística, que abarca três linhas de pesquisa, em razão da formação em mestrado e/ou doutorado, bem como das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento da maioria dos docentes serem nesta área ou em áreas afins.

A linha Práticas Discursivas e Subjetividades agrupa pesquisas que se propõem a investigar a produção de sentidos e de subjetividades, na perspectiva discursiva, pela análise de políticas e processos de significação e de constituição de sujeitos em diferentes materialidades significantes. Mobiliza a noção de fronteira, quer seja de saberes, de línguas, de discursos, de subjetividades contemporâneas. Reúne o grupo de pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade. Integram esta linha os professores Angela D. Stübe, José Simão da Silva Sobrinho, Mary Neiva S. da Luz e Valdir Prigol.

A linha Diversidade e Mudança Linguística congrega investigações a respeito de fenômenos em variação e/ou mudança linguística do português brasileiro e das situações de bilinguismo ou de línguas em contato na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e adjacências, sob a perspectiva da sociolinguística variacionista e da dialetologia pluridimensional para comparação dos resultados entre as variedades da Região Sul e entre outras regiões brasileiras. Ambas as abordagens abrangem o estudo das línguas autóctones e alóctones em amostras sincrônica e diacrônica. Reúne o grupo de pesquisa Estudos GeoSociolinguísticos na Mesorregião Grande Fronteira Sul e adjacências. Compõem esta linha os docentes Cláudia A. Rost Snichelotto, Cristiane Horst e Marcelo J. Krug.

A linha Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem abarca estudos sobre as relações entre língua e cognição. Os trabalhos propõem-se à investigação teórica e/ou experimental de fenômenos de processamento da linguagem e à pesquisa dos processos de representação das estruturas linguísticas em seus aspectos semânticos, sintáticos e lexicais. Reúne os grupos de pesquisa Estudos Gramaticais e Aprendizagem e processamento de primeira e segunda línguas. Integram esta linha as professoras Cláudia Finger-Kratochvil, Morgana F. Cambrussi e Núbia S. Ferreira Reh.

Qual o perfil do profissional que terá mais chance de conquistar uma das vinte vagas oferecidas? Existe uma demanda considerável na região para o mestrado em questão? Em que áreas o profissional poderá atuar?

Claudia - Àqueles que pretendem concorrer a uma das vagas do Mestrado em Estudos Linguísticos, a exigência mínima para inscrição é a conclusão de curso de graduação reconhecido pelo MEC e a proficiência em língua estrangeira. Como se sabe, todo egresso de curso de Letras tem chance de conquistar uma dessas vagas em razão de ter conhecimento básico sobre a pesquisa lingüística durante sua formação. No entanto, o curso é aberto a todas as pessoas que tenham interesse na pesquisa lingüística desde que alinhe seu projeto a uma das três linhas de pesquisa mencionadas.

Quanto à demanda considerável na região para o mestrado em questão, ela existe. Na época de elaboração da proposta, a Comissão responsável consultou o site do Ministério da Educação (Fonte: e-MEC. Disponível em: <emec.mec.gov.br>. Acesso em: 6/05/2011) e constatou que, hoje, entre públicas e privadas, a Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul possui 357 Instituições de Ensino Superior credenciadas junto ao MEC. São 67 instituições na região sudoeste do Paraná, 162 na região noroeste do Rio Grande do Sul e 128 na região oeste de Santa Catarina. Algumas destas instituições são pólos de Educação a Distância de universidades públicas ou privadas com sede fora da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (UFSC, UFSM, UFRGS, UNOPAR etc.).

Dentre os 396 municípios que compõem a Mesorregião, Chapecó/SC é o que possui o maior número de Instituições de Ensino Superior (22). Das 357 IESs acima referidas, apenas uma oferta ensino de pós-graduação stricto sensu na área de Letras/Linguística, a Universidade de Passo Fundo (UPF), no noroeste do Rio Grande do Sul, instituição de direito privado com Mestrado em Letras composto de duas áreas de concentração, Estudos Linguísticos e Estudos Literários, avaliado pela CAPES com o conceito 4 na Avaliação Trienal de 2010. Há, portanto, uma demanda por cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Letras/Linguística com a finalidade de formar profissionais de alto nível para atuar como docente e pesquisador nas IESs em funcionamento na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

Além desse levantamento no site do MEC, a necessidade de implantação de Mestrado na área também está calcada no número significativo de professores das redes públicas de ensino na referida região que já possuem um, ou mais de um, curso de Pós-Graduação Lato Sensu. De um total de 468 professores, que atuam na educação básica, estadual e municipal na área de abrangência da UFFS, 308 possuem especialização na área, o que ratifica a demanda de formação mais específica em níveis de Mestrado e de Doutorado.

O profissional formado pelo curso de Mestrado em Estudos Linguísticos da UFFS poderá atuar na educação superior, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Linguística.

Como será composto o quadro docente do mestrado em Estudos Linguísticos?

Claudia - Como foi dito, a UFFS já dispunha, em seu corpo docente, de nove professores doutores com titulação na área. Além deste grupo que iniciará em 2012 as atividades no Programa, temos previsão de entrada no curso, até 2013, de dois recém-doutores e sete futuros doutores.

Além desses docentes, está em fase de tramitação o Edital Capes Programa Professor Visitante Nacional Sênior, com previsão de duas vagas para o Programa, uma para a linha Diversidade e mudança linguística e outra para a linha Língua e cognição: representação e processamento da linguagem, o que qualificará ainda mais os trabalhos dos grupos de pesquisa dos docentes e futuros discentes.

De que forma o oferecimento de cursos stricto sensu pela UFFS poderá mudar e/ou qualificar o perfil do profissional de educação nas regiões onde está implantada?

Claudia - O oferecimento de cursos stricto sensu pela UFFS é aberto a egressos de cursos de graduação de toda a Mesorregião e do Brasil, quiçá do exterior, em razão da fronteira com a Argentina. Dessa forma, investimentos em formação e pesquisas alinhadas aos Programas permitirão aos futuros mestres integrarem o corpo docente de IESs púbicas e privadas de todo o país e exterior, além de atuarem na educação básica. Também abre oportunidade para colaborarem em grupos de pesquisa de diversas instituições nacionais e internacionais.

Todo programa implantado na UFFS é um ganho histórico para a Mesorregião, uma vez que majoritariamente cursos stricto sensu gratuitos, por exemplo de mesma área de concentração ou áreas afins aos Estudos Linguísticos, concentram-se em IESs públicas nas regiões litorâneas, sobretudo nas capitais, longe não só, mas principalmente, daqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.