Laranjeiras do Sul recebe a primeira Audiência Pública Itinerante da UFFS

Publicado em: 19 de dezembro de 2011 09h12min / Atualizado em: 22 de março de 2017 10h03min

A comunidade de Laranjeiras do Sul, no Paraná, recebeu, na tarde de sexta-feira 16, a primeira Audiência Pública Itinerante promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Durante o encontro, dirigentes fizeram um relato das atividades e principais conquistas da Universidade nestes dois anos de funcionamento. Pela manhã, os membros do Conselho Estratégico Social reuniram-se para a terceira sessão extraordinária de 2011.

Esta foi a primeira de uma série de audiências públicas que acontecerão também nos outros quatro campi da UFFS. A ideia é promover uma aproximação maior com as comunidades onde a Universidade está instalada, criando um canal de interlocução para comunicar o andamento de suas diversas atividades, sejam elas no campo administrativo, políticas de graduação ou na aplicação dos recursos públicos. Conforme o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, “este é um espaço importante de contato mais próximo com as comunidades, uma espécie de prestação de contas perante a sociedade”. Andrioli mencionou ainda que as audiências públicas fazem parte “do compromisso de formar uma universidade cada vez mais aberta e participativa na vida das comunidades”.

Na abertura do evento, Marlene Stochero, representante da Associação dos Municípios das Missões (AMM) no Conselho Estratégico Social, fez uma explanação sobre a trajetória de luta pela criação da UFFS, destacando algumas datas e episódios que foram fundamentais neste período. Logo após, aconteceu uma apresentação das ações desenvolvidas nos dois anos de funcionamento da instituição. De forma colegiada, as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão e Cultura, de Planejamento, de Administração e Infraestrutura, de Graduação, bem como as secretarias especiais de Tecnologia da Informação e de Obras, informaram aos presentes o andamento das respectivas áreas de atuação. Na parte final, o público pôde encaminhar questionamentos e fazer observações a respeito do estágio em que se encontra a UFFS em seus diversos setores.

Conselho Estratégico

Também no dia 16, pelo período da manhã, os membros do Conselho Estratégico Social da UFFS estiveram reunidos para sua terceira sessão extraordinária de 2011, e a primeira realizada fora do Campus-Sede. Na abertura da sessão foi lida uma moção de pesar pelo falecimento do vereador por Chapecó, Marcelino Chiarello, um dos incentivadores da instalação da UFFS na Mesorregião da Fronteira Sul. Na sequência, a pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, falou do andamento do processo seletivo para os alunos de graduação que vai até o dia 13 de janeiro. Durante a sessão, os membros presentes reiteraram a importância do estreitamento de relações com as comunidades externas por meio de uma política institucional.