Inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica seguem até o dia 20 de maio

Publicado em: 13 de maio de 2016 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

Os estudantes de Graduação da UFFS dispõem de uma ótima oportunidade de expandir seus conhecimentos e agregar experiências de contato com culturas de outros países participando do Programa de Mobilidade Acadêmica. Conforme o interesse, os estudantes podem realizar mobilidades em três âmbitos: intercampi na UFFS, nacional e internacional.

Para participar, deve realizar a inscrição até o dia 20 de maio. O primeiro passo é entrar em contato com a Coordenação do Curso e manifestar interesse. Depois a documentação solicitada é encaminhada ao Colegiado do Curso e à Diretoria de Políticas de Graduação (DPGRAD), para conferência. Antes de se ausentar da UFFS, o estudante deve preencher o Requerimento de Mobilidade Acadêmica na Secretaria Acadêmica do campus onde está matriculado.

A Mobilidade Acadêmica Internacional é realizada entre a UFFS e instituições com as quais foram firmados acordos de cooperação. Atualmente a UFFS possui acordos com Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal, Universidad Nacional de Misiones (UnaM), na Argentina, Mondragon Unibertsitatea (MU), da Espanha, Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM), da Argentina e Universidad Agraria de La Habana (UNAH), de Cuba.

A adesão ao Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes, no ano de 2014, permite que os estudantes da UFFS desenvolvam atividades acadêmicas em 62 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil. No momento, sete estudantes dos campi Chapecó, Erechim e Realeza participam do Programa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para incentivar a participação dos estudantes nos programas, a UFFS costuma divulgar prazos e procedimentos para a mobilidade, mediando o contato dos estudantes com outras instituições e garantindo a validação de atividades desenvolvidas durante a mobilidade. “Atualmente, temos também um programa com bolsas, o Programa de Mobilidade Santander/Andifes, no qual a UFFS tem cinco cotas de bolsas por ano. Além disso, no Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, também há previsão de bolsas”, salienta o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida.