Inclusão: UFFS tem primeiro Trabalho de Conclusão de Curso de estudante surda
A defesa foi da aluna do curso de Administração do Campus Chapecó, Suzana Bock.

Publicado em: 16 de dezembro de 2016 00h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2016 01h12min

“AGRADEÇO A TODOS OS PROFISSIONAIS DA UFFS QUE AUXILIARAM NESTA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL”

A tarde de quinta-feira (15) representou um marco para a UFFS. Neste dia, aconteceu a primeira defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma estudante surda da Instituição: a aluna do curso de Administração do Campus Chapecó, Suzana Bock. Docentes, familiares e intérpretes de Libras da Instituição acompanharam a apresentação, que aconteceu no Auditório da Unidade Bom Pastor.

A estudante de Administração escolheu como tema do TCC “Inserção no mercado de trabalho dos sujeitos surdos: uma perspectiva com os membros da Associação de Surdos em Chapecó”. O principal objetivo do trabalho foi analisar a inserção dos profissionais surdos no mercado de trabalho do município de Chapecó. Durante aproximadamente quatro meses Suzana gravou em vídeo depoimentos de 41 integrantes da Associação que desempenham funções diversas em empresas de Chapecó.

A escolha do tema surgiu de conversas com os colegas da Associação de Surdos, os quais relataram situações encontradas no dia a dia das empresas, muitas delas relacionadas às dificuldades de interação com os demais funcionários. Suzana, em cuja família existem outras pessoas surdas, entre elas os pais e o marido, decidiu então fazer uma pesquisa sobre o assunto. Considerando esta situação, o trabalho procurou preservar o máximo de autonomia de Suzana em relação ao processo de captação e análise dos dados.

Para a docente Kelly Cristina Benetti Tosta, orientadora do TCC, a escolha da perspectiva de autonomia no contato com os entrevistados foi muito importante e decisiva no resultado. “Precisamos destacar também o auxílio fundamental do Núcleo de Acessibilidade do Campus Chapecó e, em especial, dos intérpretes de Libras, pelo auxílio fundamental, principalmente na transcrição dos relatos”, diz Kelly. Para a docente, “a orientação do TCC de Suzana foi um grande desafio, tanto para ela quanto para a UFFS. Tenho certeza que todos os envolvidos aprenderam com a experiência”.

Para Suzana Bock, o Trabalho de Conclusão de Curso, bem como todo o desenrolar do Curso de Administração, também foi desafiador. “Agradeço a todos os profissionais da UFFS que auxiliaram nesta trajetória acadêmica e profissional”. Sobre a escolha do tema, ela pontua que, entre os pontos abordados na pesquisa, procurou-se identificar as principais dificuldades dos surdos no mercado de trabalho, e também sugestões para melhorar a situação. “Percebemos que, na maioria das situações, as empresas estão despreparadas para receber um funcionário surdo. Além disso, existe o desconhecimento por parte das pessoas surdas das normas vigentes”.

O TCC de Suzana foi aprovado e ela deve colar grau no primeiro semestre de 2017.