Homenagem em Chapecó marca o primeiro ano de atividades acadêmicas da UFFS

Publicado em: 10 de junho de 2011 08h06min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Chapecó, na noite do dia 9, homenageou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) pela passagem do primeiro ano de atividades acadêmicas. Estiveram presentes autoridades locais e regionais, representantes de entidades e servidores da Universidade.

A solenidade iniciou com a apresentação de um vídeo que conta a trajetória de formação da UFFS, desde as primeiras manifestações populares de reivindicação, passando pela formação da Comissão Pró-Universidade, assinatura da Lei de Criação e chegada dos primeiros servidores. E início das aulas, no dia 29 de março de 2010.  Logo após o vereador Marcelino Chiarello, autor do requerimento de homenagem, entregou ao reitor da UFFS, Jaime Giolo, uma placa comemorativa pela passagem de um ano de atividades da universidade.

Convidado a falar, Jaime Giolo iniciou afirmando que receber a homenagem da Câmara de Vereadores de Chapecó era um momento de grande alegria e honra para a UFFS. Em seguida, fez um cumprimento especial às pessoas que se envolveram de forma efetiva na constituição da universidade, “uma mobilização que vem de longe, uma semeadura que se instalou em terreno fértil e que floresceu”. O reitor da UFFS falou das articulações que foram necessárias para a instalação da universidade nos três estados do Sul do Brasil, num projeto multicampi, e também das negociações e discussões em torno das definições quanto aos cursos de graduação que seriam oferecidos.

Giolo fez questão de salientar o caráter social da UFFS, demonstrando em números o perfil socioeconômico dos estudantes, bem como as bolsas e auxílios disponibilizados pela instituição. “Espera-se que a UFFS atenda os filhos das famílias mais pobres, dos que não tinham até agora condições de frequentar uma universidade”, declarou o dirigente.

Representando a prefeitura de Chapecó, a secretária municipal de Educação, Astrid Tozzo, declarou que o momento era muito gratificante “para todas as mãos que estavam ali, muitas das quais participantes efetivas na construção da proposta de vinda de uma universidade federal para a região”. Como dirigente da área de Educação, Astrid disse estar na expectativa de que a UFFS possa “agregar valor ao ensino básico da região”. O secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Gilberto Ari Tomazi, representando o governo de Santa Catarina, manifestou sua satisfação em ver uma universidade instalada de forma descentralizada, que possa atender as pessoas mais humildes. “Agora estes jovens não precisam mais se dirigir aos centros maiores para frequentar uma univeridade federal”, declarou.

O vereador Marcelino Chiarello, por sua vez, relembrou momentos que viveu à época das discussões em torno do processo de formação da UFFS. “Participamos ativamente das reuniões e discussões. É uma aspiração de muitas pessoas e entidades sociais”, disse. Prosseguindo a fala, Marcelino parabenizou o grupo que aceitou o desafio de iniciar a universidade. “Os primeiros sempre têm de se doar um pouco mais”, observou. Para o parlamentar, a universidade tem vários desafios pela frente, um deles é “beber do local ao mesmo tempo em que provoca a mudança, o progresso”.