Gestão acadêmica é tema de palestra na UFFS

Publicado em: 17 de abril de 2012 08h04min / Atualizado em: 22 de março de 2017 16h03min

Nessa terça-feira, dia 17, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) recebeu, em Chapecó, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Henrique Mongelli, que ministrou uma palestra sobre o tema Gestão acadêmica: cenário atual, perspectivas e desafios. Participaram servidores, professores e diretores da UFFS.

Mongelli iniciou sua fala apresentando um vídeo institucional da UFMS, com sua história, cursos, centros e faculdades. Falou das distâncias existentes entre os municípios no estado do Mato Grosso do Sul, apontando como uma das dificuldade, já que a universidade possui 10 campi no interior do Estado. Também apresentou a estrutura da instituição com seus conselhos e pró-reitorias.

O palestrante também apresentou a organização e gestão da graduação e a estrutura da pró-reitoria de Ensino de Graduação mostrando suas coordenadorias e suas funções, que são a Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos; Coordenadoria de Apoio à Formação de Professores; Coordenadoria de Desenvolvimento e Avaliação; Coordenadoria de Biblioteca Central e Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância.

Sobre a gestão acadêmica: obstáculos e desafios para a UFMS, Mongeli explicou sobre as dificuldades na falta de experiência no serviço público e a fixação tanto dos técnico-administrativos em educação quanto dos docentes nos campi do interior. Para ele também é necessário um maior envolvimento das unidades da administração setorial/conselhos, das coordenações de curso/colegiados, as dificuldades de comunicação entre os campi e a formação inicial e continuada de todos os servidores.

Palestrante

Henrique Mongelli possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Membro do Conselho do Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Coarse Grained Multicomputers, Busca de Padrões, Escala, Algoritmos Escaláveis, algoritmos paralelos e granularidade grossa. (CURRÍCULO LATTES, http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E281059).