Estudantes dos cinco campi fizeram prova para o Programa Jovens Talentos na Ciência

Publicado em: 30 de abril de 2012 09h04min / Atualizado em: 22 de março de 2017 16h03min

Cerca de 450 estudantes dos campi de Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC) fizeram a prova de seleção neste domingo 29 de abril para o Programa Jovens Talentos na Ciência. Vários ônibus vindos do Paraná e do Rio Grande do Sul estacionaram em frente às unidades Bom Pastor e Seminário, em Chapecó, trazendo os estudantes. A prova iniciou às 13 horas e transcorreu até às 17h30min. Em torno de 120 pessoas estiveram envolvidas na organização e na aplicação das provas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, as provas transcorreram dentro da normalidade. “Quero agradecer a todos os que se envolveram diretamente na organização e realização dessa prova na UFFS”, diz. Os resultados da prova serão publicado no mês de julho e as bolsas concedidas para a UFFS iniciarão em agosto. “Apenas em julho saberemos quantas bolsas serão destinadas à UFFS, do montante de 6.000 bolsas alocadas neste momento ao Programa Jovens Talentos para a Ciência”, informa Joviles. Segundo ele, “a finalidade da prova é conhecer o nível de conhecimento dos jovens calouros”.

Os estudantes contemplados com bolsas do programa serão envolvidos em atividades dos grupos de pesquisa na UFFS, credenciando-os a prosseguirem, nos próximos anos, como bolsistas de iniciação científica e bolsistas do Programa Ciência Sem Fronteiras. “São oportunidades novas e fundamentais que a CAPES e o CNPq abrem, a fim de apoiarem a formação de jovens cientistas e pesquisadores para o Brasil", avalia Trevisol.