Estrutura dos primeiros prédios do Campus Chapecó está em fase de conclusão

Publicado em: 27 de julho de 2011 09h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

Aos poucos, a área destinada à instalação do Campus-sede definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó vai tomando forma de cidade universitária. Os primeiros seis prédios já estão com a parte de estrutura em concreto pré-moldado e cobertura em fase final. São quase 15.000 metros de área construída, distribuídos em dois prédios de quatro andares para salas de aulas e quatro destinados a laboratórios didáticos.

Os Blocos A e B terão 40 salas de aula cada um deles e auditório para 150 pessoas, além de cantina e biblioteca, além de espaços destinados a atendimento a alunos e salas de apoio. No pátio central está previsto uma área de recreação com mesas, bancos e paisagismo. O projeto prevê ainda estratégias de desempenho energético, como boa orientação solar, uso de condicionamento de ar splits de baixo consumo com sistema de renovação de ar e reuso de águas pluviais para bacias sanitárias. O Bloco A também foi concebido para receber, futuramente, uma estação fotovoltaica.

Já  os quatro prédios de 1 pavimento, cada um deles com aproximadamente 14 salas, abrigarão laboratórios de química, física, geografia, história, maquetaria, desenho, citologia, enfermagem. Conforme o secretário Especial de Obras, Paulo Roberto Pinto da Luz, as características estruturais e arquitetônicas que levam em consideração um melhor aproveitamento de energia, bem como o reaproveitamento da água, estarão presentes em todos os prédios em construção nos cinco campi da UFFS. “Todos os projetos também preveem condições favoráveis de acessibilidade a pessoas com deficiências, sejam elas motoras, visuais, auditivas ou outras”, informa Paulo da Luz.

Estão previstos ainda para o Campus-sede, nesta primeira fase, a construção de prédios para o Centro Administrativo, Restaurante Universitário, com capacidade para servir até 2.000 refeições, Moradia Estudantil para 192 moradores, Bloco Sala de Professores, Biblioteca Universitária – Central,  Prédio Patrimônio e Almoxarifado Central, Bloco C, Galpão Manutenção/Prefeitura. A Reitoria vai funcionar num prédio de quatro pavimentos e quase 7.000 metros quadrados de área construída. No andar térreo haverá espaços para auditório, hall de exposições, salas para reuniões e videoconferência, além de uma área específica para os Conselhos, composta de auditórios e salas de apoio.