Está aberto edital da Capes para contratação de professores seniores

Publicado em: 14 de fevereiro de 2012 07h02min / Atualizado em: 22 de março de 2017 14h03min

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com edital aberto referente ao Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), destinado às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) criadas a partir do ano 2000. As inscrições das propostas podem ser feitas até o dia 30 de abril.

Conforme o Edital Capes Nº 6/2012, o Programa tem como finalidade principal apoiar a realização de estudos ou pesquisas de alto nível nas IFES criadas mais recentemente, em particular fora das sedes. Para inscrever-se no Programa, o docente precisa ser portador de título de Doutor, ou equivalente, há pelo menos 10 anos; estar aposentado ou oficialmente licenciado a partir do momento de implementação e durante o período da bolsa; ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante; ser bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq. As bolsas serão concedidas por um período de dois anos, prorrogável pelo mesmo período.

Nesta fase de elaboração e consolidação dos Programas de Pós-Graduação pela qual passa a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a atração de profissionais experientes e qualificados à insituição ganha relevância. Nesta direção, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promoveu uma reunião, transmitida por videoconferência para os cinco campi, com os membros dos Grupos de Trabalho (GTs) da UFFS. Conforme o diretor de Pós-Graduação, José Carlos Radin, a partir de agora os membros dos GTS farão contatos para identificar possíveis candidatos que poderiam colaborar com a instituição neste momento.

Segundo Radin, estes profissionais tornam-se imprescindíveis, pois trazem mais experiência aos grupos de pesquisa já constituídos, além de contribuir de forma qualificada nos programas Stricto Sensu, tanto nos novos quanto no de Estudos Linguísticos, já aprovado pela Capes. “Eles representarão um peso maior na avaliação das novas propostas que a UFFS enviará à Capes daqui para frente”, avalia Radin.

Os interessados poderão entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação por meio do telefone (49) 2049.3130 ou pelo e-mail propepg@uffs.edu.br.