Endereço da UFFS na internet teve mais de 850 mil visitas

Publicado em: 18 de agosto de 2010 08h08min / Atualizado em: 17 de março de 2017 14h03min

Desde a sua disponibilidade na internet, em 03 de julho de 2009, até o dia 31 de julho de 2010, o site institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) contabilizou 851.976 visitas. Quando foi criado, a principal função era a de divulgar as atividades da Comissão de Implantação da UFFS e tornar conhecida a universidade que então estava em fase de formação. A criação do site coube ao pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC, Maurício Rissi, o qual utilizou a ferramenta wordpress na sua construção. Dessa forma, o endereço da UFFS na internet tornou-se um importante meio de divulgação dos acontecimentos mais importantes da instituição, tais como a promulgação da lei de criação da UFFS, a nomeação do seu Reitor Pró Tempore, a definição dos cursos de graduação, os primeiros concursos para técnico-administrativos e docentes, as primeiras nomeações para cargos de direção e de servidores efetivos, a divulgação dos estudantes selecionados,o período de matrículas e muitos outros assuntos.

Através da ferramenta de análise do Google, o Analytics, foi possível a verificação de alguns dados quantitativos referentes aos acessos realizados, bem como de informações mais detalhadas sobre o perfil dos visitantes. O trabalho de reunião dos dados em tabelas foi do assistente da chefia do gabinete, Humberto Tosta. Entre os meses analisados, o de fevereiro de 2010 foi o que apresentou o maior número de visitas, contabilizando 105.939 acessos. Outro fator interessante a ser levado em consideração é o que diz respeito à lealdade dos visitantes. Nesse perfil pode-se enquadrar aqueles que acessaram o site entre nove e cinquenta vezes, num percentual que chega a 24,14% do total. Além das referencias diretas de acesso ao site da UFFS, durante o período analisado, um total de 661 fontes na internet também o fizeram, geralmente por meio de um link em matérias jornalísticas.

Entre as páginas que linkaram o site da UFFS podem ser citadas a do orkut, do clirbs.com.br, do pt.wikipedia.org, do editalconcurso.com, da agecom.ufsc.br, da sbfisica.org.br, do dnserro.brasiltelecom.com.br, do google.com.br, da reuni.mec.gov.br, do mail.google.com. Já entre os países de origem dos acessos ao site institucional da UFFS, num total de 76, alguns merecem destaque, como Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Argentina, Suiça, França, Espanha, Canadá. A mesma verificação foi feita em relação às cidades brasileiras em que se originaram visitas ao referido site. Dentro de um universo de 389 cidades neste contexto, as dez primeiras estão localizadas nos estados das regiões Sul e Sudeste. Além de Chapecó, também figuram as cidades de Florianópolis, Porto Alegre, Cascavel, Santa Maria, Curitiba, São Paulo, Erechim, Caxias do Sul e Palmas.