Editora UFFS publica o primeiro livro de poesias
Lançamento foi no dia 25 de novembro

Publicado em: 30 de novembro de 2022 17h11min / Atualizado em: 30 de novembro de 2022 18h11min

Pequenas Mortes Diárias, de autoria de Ana Oliveira, egressa da Graduação e do Mestrado em Letras da UFFS – Campus Chapecó, é o primeiro livro de poesias publicado pela Editora UFFS, o que ocorreu recentemente, no dia 25 de novembro.

O livro estrutura-se em três partes: Abismos, Sobrecéus e Mundanos. Esta divisão “nada mais é do que a metáfora daquilo que penso ser as três fases da vida e da poesia”– afirma a autora. Ela esclarece que essa divisão “está intrinsecamente ligada a um estado de espírito poético da época de sua concepção, mas também diz respeito a cada minuto do tique-taque de nossa vida”.

O professor de literatura hispânica na Graduação em Letras Português-espanhol e no Curso de Especialização em Literaturas do Cone Sul da UFFS, Santo Gabriel Vaccaro, prefaciou a obra. Ao escrever sobre Pequenas Mortes Diárias, Vaccaro diz: “Sempre estamos na contramão da felicidade, sempre perdendo pessoas e coisas. Estas últimas se evaporam, somem, desaparecem sem dizer nem até logo. São pequenas mortes diárias”. Tanto a lembrança da felicidade quanto a tristeza são pequenas mortes diárias, segundo o prefaciador, pois “avalanches líricas ou do avesso são duas caras do mesmo objeto”.

A Editora UFFS tem como objetivo a edição e a divulgação de obras de natureza acadêmica, artística e didático-pedagógica. De acordo com o diretor da Editora, Antonio Marcos Myskiw, “as obras acadêmicas constituem o maior número, uma vez que se trata de uma editora universitária, cujos autores, majoritariamente, são pesquisadores e docentes. No entanto, há espaço para as obras artísticas, e a estreia deste livro de poesias é motivo de satisfação, pois, desde sua criação, a Editora pensou de maneira abrangente, deixando espaço para as obras de linguagem literária, de cunho artístico, mais pessoais, valorizando os artistas, sejam os egressos da UFFS, como é o caso do livro Pequenas Mortes Diárias, ou de qualquer outra instituição”.

O livro está disponível no link abaixo:

Pequenas Mortes Diárias

Sobre a autora

Ana Oliveira é escritora, professora e pesquisadora nas áreas da Literatura e Linguística. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Letras Português e Espanhol pela UFFS – Campus Chapecó. Desde 2010, possui o blog de poesias "O curioso destino de um Coração Desordenado". Também se dedica a outros gêneros literários, como conto, ensaio e prosa poética.