Editora UFFS participa de feiras virtuais
As produções são disponibilizadas com acesso livre.

Publicado em: 15 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 16 de agosto de 2022 14h08min

As feiras de livros virtuais têm sido uma oportunidade para a divulgação das editoras, principalmente as universitárias, como é o caso da Editora UFFS, que disponibiliza todas as suas produções com acesso livre.

Entre os dias 8 e 12 de agosto, 25 obras fizeram parte da 4ª Feira Virtual das Editoras Universitárias, promovida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). O acesso na página da feira ocorreu por nome da Editora e/ou por assunto/áreas das obras.

Em setembro, de 13 a 18, a participação será na Festa do Livro da Editora da Unicamp, em comemoração aos seus 40 anos. Nesse evento, participam exclusivamente editoras universitárias, e a Editora UFFS disponibilizará 20 obras, sem nenhum custo. Os livros disponibilizados são das áreas de Literatura, Filosofia, Letras, História, Geografia, Ciências e Saúde.

O site do evento disponibilizou a lista de editoras expositoras com as suas respectivas logomarcas. Ao clicar na logo, é possível acessar os dados básicos de cada editora, os livros cadastrados e um botão que redireciona o visitante para a sua loja virtual, na qual estão os livros gratuitos e os livros com desconto. O site está em construção e estará disponível apenas durante o período do evento. A programação é extensa, incluindo um debate sobre o papel da editora universitária na formação acadêmica, na construção do conhecimento e na experiência de cidadania.

A Editora UFFS também estará representada, por meio da ABEU, que disponibilizará o acesso ao catálogo digital, na XX Feira do Livro da Editora UFPR, que ocorre com a 41ª Semana Literária & Feira do Livro SESC. O evento será realizado entre os dias 12 e 17 de setembro, de forma híbrida.

Para o diretor da Editora UFFS e presidente do Conselho Editorial, Antonio Marcos Myskiw, além da divulgação das obras publicadas, essas participações propiciam a visibilidade da UFFS enquanto lugar de produção de conhecimentos. “Os eventos virtuais permitem que públicos distantes da nossa região de abrangência tenham acesso a livros acadêmicos, obras literárias e traduções que merecem ser lidas e saboreadas por pesquisadores e pesquisadoras, leitores de outras regiões do Brasil e mesmo fora dele”, finaliza.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante