Divulgadas vagas do processo seletivo regular 2018.1 para a Graduação
Estão sendo ofertadas 1841 vagas em 40 cursos

Publicado em: 13 de dezembro de 2017 16h12min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2018 08h01min

Para os que desejam frequentar um dos cursos de Graduação da UFFS a partir do primeiro semestre de 2018, já está publicado o edital do processo seletivo regular. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.841 vagas, em 40 cursos de Graduação, nos seis campi da Instituição: Chapecó-SC, Erechim-RS, Cerro Largo-RS, Laranjeiras do Sul-PR, Realeza-PR e Passo Fundo-RS.

O processo de seleção de candidatos para provimento das vagas será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação. A seleção  será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), edição de 2017. As datas para procedimentos de inscrição, seleção e matrícula no Sistema serão disponibilizadas na página do SiSU e na página da Universidade.

(Foto: Ariel Tavares/UFFS)

Reserva de vagas

Desde 2013 a UFFS adota uma política de reserva de vagas para ingresso na Graduação. A política tem por base a Lei de Cotas 12.711/2012 e suas alterações. Dessa forma, no momento da inscrição, cada candidato deverá escolher uma única opção de acordo com a modalidade em que se enquadre e pretenda concorrer.

Confira as modalidades abaixo:

A0 (Ampla concorrência) – vagas destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda familiar, raça/cor e/ou deficiência.
L1 - vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L2 - vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L5 - vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L6 - vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L9 - vagas reservadas a candidatos com deficiência com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L10 - vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L13 - vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
L14 - vagas reservadas a candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei Nº 12.711/2012).
Ação afirmativa V1038 - Vagas reservadas a candidatos(as) que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nesta modalidade candidatos(as) que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.
Ação afirmativa V1037 - Vagas reservadas a candidatos(as) indígenas, condição que deve ser comprovada mediante apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração atestada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

No Edital Nº 1102/GR/UFFS/2017 estão listadas as vagas disponíveis por curso nas respectivas modalidades de concorrência.

Atos normativos relacionados: