Consulta Prévia e Informal da UFFS escolhe nova reitoria
Comissão Eleitoral homologa resultado final da Consulta Prévia

Publicado em: 12 de junho de 2023 13h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2023 11h06min

Passados os dias para recursos, a Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia e Informal da UFFS homologou o resultado final do processo. No dia 06 de junho, a comunidade universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou o segundo turno da Consulta Prévia e Informal para a escolha da nova reitoria. Além disso, o Campus Chapecó também realizou o segundo turno para escolha da direção do Campus.

A comunidade universitária é composta por quatro segmentos: estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade regional, com peso paritário na consulta prévia.

Para os cargos de reitor e vice-reitor estavam disputando as chapas:  1 – João Alfredo Braida e Sandra Pierozan e a  2 – Anderson Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira

No Campus Chapecó, os candidatos que disputaram o segundo turno foram: Adriana Remião Luzardo e Marlon Luiz Neves da Silva.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia, Humberto Rocha, o processo foi tranquilo. “Não tivemos muitos problemas, e as decisões que a comissão precisou tomar foram acatadas por todos os candidatos”, afirmou.

Rocha também explicou que, quando a nova gestão e o novo Conselho Universitário forem empossados, a Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia encaminhará um relatório com sugestões para melhorar o próximo processo de consulta prévia. “Vamos propor algumas coisas que percebemos que podem melhorar o processo. Resolvemos apresentar para a nova gestão por entender que são eles que pensarão o próximo pleito”.

Resultados

Com 53% dos votos válidos, a Chapa 1, dos professores João Alfredo Braida e Sandra Pierozan, foram escolhidos para os cargos de reitor e vice-reitora. A chapa 2, dos professores Anderson Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira, teve 47% dos votos.

No Campus Chapecó, a professora Adriana Remião Luzardo foi escolhida para a direção do Campus com 56% dos votos, já o professor Marlon Luiz Neves da Silva teve 44% dos votos.

O professor João Alfredo Braida agradeceu a todos os votos recebidos. “Eu e Sandra queremos agradecer a todos e todas integrantes da comunidade universitária da UFFS, docentes, estudantes, técnicos administrativos em educação e representantes da comunidade regional que participaram e votaram na consulta na qual obtivemos 53% dos votos, o que nos habilita a assumir a Reitoria da UFFS no período de 2023 a 2027, com o mandato iniciando em setembro”, afirmou.

Braida também agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na organização de todo o processo da Consulta. “Agradecemos também aos colegas envolvidos na organização e na realização da Consulta Prévia, que seguiu estritamente as regras previamente estabelecidas pelo Conselho Universitário, em conformidade com o que preconiza o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. E, além de agradecer, nós queremos reafirmar nosso compromisso com a democracia e a autonomia da Universidade. E que procuraremos traduzir esse compromisso em uma gestão participativa e inclusiva, sem distinção de qualquer ordem, em diálogo permanente com toda a comunidade, de modo a fortalecer a unidade institucional”, concluiu.

Consuni

O reitor e o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul são nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre os indicados em lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

A consulta prévia e informal antecede a composição da lista tríplice no CONSUNI e serve para sinalizar as expectativas da comunidade universitária. Segundo Rocha, o Conselho tem autonomia para montar a lista tríplice. “Com o resultado final da Consulta, encaminhamos para o Conselho, que vai montar a lista. A praxe é que se siga o que a comunidade universitária sugeriu na Consulta, é pra isso que ela serve”, explicou.

A sessão extraordinária do CONSUNI destinada à composição da lista tríplice para nomeação do reitor e vice-reitor da UFFS será realizada no dia 28 de junho, às 13h30, no auditório do Bloco C do Campus Chapecó, com transmissão on-line.

Após isso, a lista tríplice é enviada ao Ministério da Educação e à Presidência da República, para que se faça a nomeação efetiva da nova reitoria. “O presidente tem a prerrogativa de nomear de acordo com a sua vontade, mas a praxe também é que se nomeie o primeiro lugar”.

Campi

Ainda no primeiro turno, os campi da UFFS escolheram seus diretores. O Campus Cerro Largo reelegeu para direção o professor Bruno Wenzel; o Campus Erechim reelegeu o professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva; o Campus Realeza reelegeu o professor Marcos Antonio Beal e o Campus Laranjeiras do Sul elegeu o professor Fábio Luiz Zeneratti.