Comitiva da UFFS visita Itaipu Binacional para firmar convênios em energias renováveis

Publicado em: 12 de julho de 2011 08h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

Uma comitiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) visitou a Unidade de Produção de Biogás para Geração de Energia Elétrica do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. No grupo estavam o vice-reitor, Antonio Andrioli, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, o pró-reitor de Extensão e Pesquisa, Geraldo Ceni Coelho, o secretário Especial de Obras, Paulo Roberto Pinto da Luz e a assessora Especial da Reitoria, Iara Dreger.

Também acompanharam a visita professores do cursos de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, oferecidos nos campi de Chapecó e de Erechim. Em parceria com a Universidade de Viena, na Áustria, o local é um Centro de Estudos do Biogás. A intenção do programa é de funcionar como um replicador para outras regiões do Brasil. De acordo com o vice-reitor, Antonio Andrioli, a visita serviu também para troca de experiências e articulação de um convênio de cooperação técnica envolvendo a Itaipu Binacional e a UFFS na área de desenvolvimento de tecnologias para análise de biogás. “A ideia é criar um ambiente de rede envolvendo laboratórios, assistência técnica e capacitação”, afirmou.

Para conhecer um pouco do projeto em seus aspectos práticos, a comitiva visitou a propriedade de um dos produtores rurais que participa do programa de capacitação. Usando a técnica de um conjunto de fermentadores tipo lagoa coberta, os dejetos produzidos pelos 5.000 suínos da propriedade geram em torno de 100 KW de potência de energia elétrica, utilizada para suprir a demanda própria. O excedente é vendido para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Os resíduos finais da usina, em forma de fertilizantes, são dispostos na propriedade.

Um dos resultados da visita foi a articulação de um seminário no mês de agosto, no Campus Chapecó da UFFS. Durante o evento, a Itaipu Binacional apresentará os vários projetos que desenvolve na área de energias renováveis. Iara Dreger, à frente de um projeto para instalação de uma usina de energias renováveis para suprir parte da energia necessária para o funcionamento do Campus-sede da UFFS, diz que a universidade também vai promover um evento semelhante no mês de setembro para apresentação do projeto à comunidade acadêmica. Para ela, oportunidades com estas são importantes para os envolvidos neste assunto se apropriarem do conhecimento já produzido e também da discussão das tecnologias e as formas de manuseio da biomassa.

UNILA

Na parte final da viagem o grupo também visitou as instalações da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para uma conversa com o pró-reitor de Administração, Finanças e Infraestrutura, Paulino Motter. Entre os assuntos levantados, uma troca de informações sobre o andamento das obras nas duas instituições, critérios de acesso aos estudantes e os cursos oferecidos. “Esta troca de informações é importante porque são duas universidades que estão em fase de implantação e enfrentando praticamente os mesmos desafios”, constatou Andrioli.