Campus Laranjeiras do Sul debate PDI da UFFS

Publicado em: 18 de dezembro de 2012 07h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min

Docentes, discentes, técnicos-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e representantes da comunidade externa participaram da audiência pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, nesta segunda-feira (17). O evento aconteceu no auditório do campus e contou com a presença do vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, e do pró-reitor de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Júnior.

No início da audiência, o pró-reitor apresentou a estrutura organizacional da universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional, abordando seus objetivos e como foi elaborado o texto preliminar. De acordo com ele, o documento é um dos mais relevantes para o futuro da UFFS. “O PDI é muito importante, pois projeta cinco anos na vida da instituição. O grande objetivo da audiência é colher contribuições que nos ajudem, de maneira objetiva, a construir este documento”, afirma.

Na sequência, professores do Campus Laranjeiras do Sul, que coordenaram grupos de discussão sobre o PDI, apresentaram as sugestões sistematizadas. “Semanalmente, o campus realizou discussões prévias, consultando a comunidade acadêmica. Foram recolhidas contribuições por escrito, que foram sistematizadas pelos grupos e estão sendo apresentadas na audiência”, explica o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer.

Mayer destaca ainda a metodologia escolhida para a elaboração do PDI. “Foi muito importante a ideia de construir um Plano de Desenvolvimento Institucional participativo, realizando audiências públicas nos cinco campi. Isto deu a oportunidade de envolvimento de toda a comunidade universitária e comunidade externa”.

Segundo Andrioli, o grande desafio do PDI é contemplar as peculiaridades de cada um dos campi em um documento geral. “Neste processo de realização de audiências públicas foram promovidos amplos debates abertos às comunidades acadêmica e externa sobre as grandes linhas de atuação e o perfil da UFFS para os próximos cinco anos. Estamos, desta forma, permitindo que as pessoas se manifestem em relação às propostas apresentadas, no sentindo de construirmos um grande consenso”, completa o vice-reitor.

Após a realização das audiências públicas nos cinco campi da universidade, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) enviará, ao Conselho Universitário (Consuni), uma síntese das propostas apresentadas. No Consuni, acontece o processo de fechamento do documento referente ao PDI.