Campus Erechim abre processo seletivo para pós-graduação em Teorias Linguísticas Contemporâneas

Publicado em: 21 de dezembro de 2012 08h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com mais um processo seletivo aberto para candidatos interessados em frequentar as aulas da pós-graduação lato sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas, a ser ofertado no Campus Erechim a partir de abril de 2013. As 30 vagas destinam-se a portadores de diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado em Letras e áreas afins, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, preferencialmente aqueles que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

As inscrições devem ser feitas durante o período de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2013, pessoalmente na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim, ou via sedex, aos cuidados da Secretaria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim-RS. É preciso especificar no envelope ser referente à Inscrição para curso de Pós-graduação, para o seguinte endereço: Av. Dom João Hoffmann, 313, bairro Fátima, junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima - Erechim – RS - CEP 99700-000.

A prova escrita será aplicada no dia 2 de março, das 14h às 18h, no Campus Erechim, e o resultado final será divulgado até o dia 15 de março. A matrícula dos aprovados, por sua vez, deverá ser efetivada entre os dias 18 e 20 de março, na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.

A lista de documentos necessários à inscrição e à matrícula, bem como os componenetes curriculares e outras informações sobre o processo seletivo estão no Edital Nº 319/UFFS/2012.

Entrevista

O coordenador da pós-graduação em Teorias Linguísticas Contemporâneas, Atílio Butturi Júnior, fala sobre aspecificidades de mais este curso lato sensu oferecido gratuitamente pela UFFS, o décimo terceiro ofertado nestes três anos de funcionamento da instituição.

Qual o público alvo do curso? Quem pode se inscrever?

O Curso foi pensado pelo grupo de professores da área de Letras do Campus Erechim, especialmente para os graduados em Letras e Licenciaturas. No entanto, além desse público mais específico, as inscrições estão abertas a todos os portadores de diploma em curso superior de graduação, sobretudo porque também é nosso interesse produzir diálogos com outras áreas que têm interface com a Linguística e o campo dos estudos da linguagem.

O que os candidatos podem esperar do curso?

O curso pretende estabelecer uma espécie de painel geral sobre a pesquisa atual em Linguística no Brasil, em suas mais distintas vertentes.

Por que oferecer esse curso no Campus Erechim?

Primeiramente, porque percebemos que a região de Erechim (e do Alto Uruguai ) possui uma grande quantidade de graduados em Letras, o que gera uma necessidade de especialização. Além disso, a própria UFFS já oferece um Programa de Mestrado, e gostaríamos de estabelecer uma relação mais direta entre graduação, especialização e o curso de mestrado. Finalmente, é nosso desejo que se produza uma discussão sobre a necessidade de um curso de Letras no Campus Erechim, justamente por se tratar de uma área importante tanto para a UFFS - que dispõe de disciplinas de Leitura e Produção Textual para seus cursos de graduação -, quanto para os níveis de ensino fundamental e médio, que exigem uma formação de qualidade para o bom desempenho da função docente.

Como se dará a seleção?

A seleção será realizada por meio de uma prova, com indicação de bibliografia. Serão apenas cinco capítulos, que versam sobre questões fundamentais na área de Letras e que estarão disponíveis a partir de 15 de janeiro, no blog da Pós - linguisticascontemporaneas.blogspot.com.br. Pretendemos avaliar, com a prova, não só os conhecimentos dos candidatos, mas sua proficiência discursiva e sua capacidade de argumentação.