Campi de Cerro Largo e de Erechim têm projetos de pesquisa selecionados pela FAPERGS

Publicado em: 04 de julho de 2011 12h07min / Atualizado em: 21 de março de 2017 14h03min

Os campi de Cerro Largo e Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tiveram quinze projetos de pesquisa selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.  Cada projeto foi elaborado por um professor orientador, em conjunto com o estudante bolsista, o qual receberá bolsa mensal no valor de R$360,00.

O objetivo desse programa é incentivar os estudantes a participarem de atividades de iniciação científica e tecnológica, que levem à aprendizagem e ao desenvolvimento do pensamento investigativo, crítico e inovador, com o intuito de produzir conhecimento e formação intelectual e para a cidadania. Dos projetos selecionados, sete são de Cerro Largo e oito de Erechim. Os projetos contemplam diversas áreas do conhecimento, entre elas Filosofia, Ecologia, Linguística, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Ciências e Tecnologia de Alimentos, Agronomia.

Segundo Paulo Hartmann, articulador de Pesquisa e Pós Graduação do Campus Erechim e professor orientador de dois projetos selecionados, “a importância da aprovação dos projetos reside na possibilidade dos alunos aprimorarem sua formação profissional e científica, além de alavancar as atividades de pesquisa na instituição”.

O diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, e também orientador do projeto “O processo sócio-histórico de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo”, destaca a necessidade de reconstituir a trajetória sócio-histórica que deu origem à Universidade Federal da Fronteira Sul, especialmente para o Campus Cerro Largo e a região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, através do resgate e preservação da documentação e da memória histórica dos atores.

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, a iniciação científica cumpre um papel importantíssimo na formação dos estudantes. “Além da bolsa de estudos, os estudantes recebem o acompanhamento de um professor doutor pelo período de doze meses”, informa Joviles. Para o pró-reitor, esse acompanhamento é altamente formativo, “pois o professor orientador inicia o seu orientando na pesquisa e transmite toda a sua experiência na abordagem de um tema”.

Conforme Trevisol, a iniciação científica está sendo estruturada na UFFS e as bolsas que a instituição recebeu do Edital PROBIC da FAPERGS vem reforçar esse processo. “Nesse momento temos 105 estudantes da UFFS com bolsa de iniciação científica, sendo que 15 deles recebem bolsas da FAPERGS. Estamos aguardando novos bolsas do CNPq para essa finalidade", salienta.

Projetos aprovados no Edital Probic/Fapergs

Campus Cerro Largo

Projeto: Caracterização e Avaliação da Matéria Orgânica em solos do Município de Cerro Largo - RS
Bolsista: Bruna klein
Orientador: Ildemar Mayer

Projeto: A Etnohistória indígena da Fronteira Sul
Bolsista: Anderson Tiago Pivotto
Orientador: Cesar de Miranda e Lemos

Projeto: Os jornais e a política ou a política dos jornais? Uma análise hemerográfica dos discursos sobre a política em dois jornais do município de Cerro Largo/RS
Bolsista: Daniel da Silva Brum
Orientador: Ivann Carlos Lago

Projeto: O processo sócio-histórico de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
Bolsista: Rafael Rodrigo Wolfart Treib
Orientador: Edemar Rotta

Projeto: Polinizadores do girassol (Helianthus annuus): riqueza e abundância de abelhas e produtividade
Bolsista: José Luis Prill Rauber
Orientador: Mardiore Tanara Pinheiro dos Santos

Projeto: Indicadores de Saúde e Meio Ambiente e sua inter-relação na Região das Missões
Bolsista: Mateus Gustavo Sausen
Orientador: Iara Denise Endruweit Battisti

Projeto: O Conto brasileiro em sala de aula
Bolsista: Djéssica Follmann de Lima
Orientador: Demétrio Alves Paz

Campus Erechim

Projeto: Mente, cognição e consciência: uma análise interdisciplinar.
Bolsista: Susiane Kreibich
Orientador: Vanderlei de Oliveira Farias

Projeto: Distribuição espaço-temporal dos atropelamentos de fauna em rodovias no norte do Rio Grande do Sul.
Bolsista: Jéssica Mulinari
Orientador: Paulo Afonso Hartmann

Projeto: Influência da paisagem na perda de fauna por atropelamentos em rodovias no norte do Rio Grande do Sul.
Bolsista: Siane Camila Luzzi
Orientador: Paulo Afonso Hartmann

Projeto: A aprendizagem da leitura e da produção escrita em Língua Portuguesa por estudantes surdos das séries finais do Ensino Fundamental.
Bolsista: Deivane Dariva
Orientador: Núbia Saraiva Ferreira Rech

Projeto: Avaliação do crescimento inicial de Baccharis trimera exposta ao cloreto de sódio.
Bolsista: Alana Prigol
Orientador: Denise Cargnelutti

Projeto: Estudo da produção de lipase microbiana utilizando subprodutos agroindustriais como substrato.
Bolsista: Bruno Venturin
Orientador: Gean Delise Leal Pasquali Vargas

Projeto: Estudo do efeito repelente, inseticida e antifúngico do óleo essencial de Baccharis trimera (Less) DC no controle de insetos (Sitophilus zeamais) e fungos
(Penicillium spp. e Aspergillus spp), em grãos de milho armazenados.
Bolsista: Luana Maris Moravski Dapper
Orientador: Altemir José

Projeto: Avaliação da atividade repelente e inseticida do óleo essencial de Baccharis articulata (Lam.) DC sobre Acanthoscelides obtectus (Say) (Coleoptera: Bruchidae) e da inibição de crescimento do Penicillium ssp. e do Aspergillus spp em grãos de feijão.
Bolsista: Ahlana Camile Tiran de Campos
Orientador: Lauri Lourenço Radünz