Como funciona

O Vestibular Unificado será realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para oferta de vagas nos cursos de graduação da UFFS, no ano letivo de 2020. Serão destinadas 30 % das vagas no vestibular conforme disposto na Resolução Nº 11/CONSUNI/UFFS/2019, considerando a aplicação do sistema de cotas já instituído na Universidade.

O processo será coordenado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC e os candidatos interessados poderão optar, no momento da inscrição, por uma das instituições (UFFS ou UFSC). As provas serão realizadas nas cidades onde a UFFS têm campi: Cerro Largo-RS, Erechim-RS, Passo Fundo-RS, Laranjeiras do Sul-PR, Realeza-PR e Chapecó-SC e, também, nas cidades onde a UFSC já aplica as provas.

No vestibular Unificado a UFFS ofertará vagas nas seguintes categorias de concorrência conforme na Lei Nº 12.711/2012 e na Resolução Nº 7/CONSUNI/CGAE/UFFS/2019:

• L1: Vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L2: Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L5: Vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L6: Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L9: Vagas reservadas a candidatos com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L10: Vagas reservadas a candidatos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L13: Vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • L14: Vagas reservadas a candidatos com deficiência, autodeclarados pretos pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • AC (Ampla concorrência): Vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda familiar e raça/cor ou deficiência.

Após a divulgação dos resultados pela Coperve, as matrículas serão realizadas, no caso da UFFS, no campus de oferta do curso, nos locais e horários informamos nos respectivos editais de chamada. O candidato selecionado deverá comprovar documentalmente, por ocasião da matrícula, que se enquadra nos critérios da categoria para a qual se inscreveu. A relação de documentos está disponível para consulta na Portaria Nº 1005/GR/UFFS/2019.

Mais informações sobre o vestibular unificado estão disponíveis no site: http://vestibularunificado2020.ufsc.br/