III Congresso Internacional de Memória e Formação Docente

cartaz do evento

Quando: De 04/setembro/2019, 08h00min até 06/setembro/2019, 22h00min

Local: UFFS - Campus de Realeza

Público: Alunos de licenciaturas, professores da Educação Básica, gestores de escolas, professores do ensino superior e pesquisadores da área

Objetivo: - Promover o debate e a divulgação de pesquisa sobre a história das escolas (rurais, urbanas e especiais/inclusivas) e a formação de professores, inicial e continuada especialmente na região sudoeste do Paraná a partir de suas memórias e das epistemologias de suas práticas pedagógicas. - Divulgar o registro parcial das fontes primárias e secundárias sobre a educação da região. - Envolver docentes da Educação Básica no debate sobre a sua formação. - Trazer os licenciados para o debate sobre a sua formação inicial (seus limites, potencialidades e desafios). - Discutir o papel da memória da comunidade escolar da região por meio de coleta de depoimentos orais de professores, gestores, alunos. - Debater sobre o papel dos Direitos Humanos e da diversidade na formação de professores. - Socializar experiências com outras pesquisas sobre a temática formação de professores no Brasil e outros países da América Latina, bem como a região de fronteira do Mercosul. - Apresentar por meio de exposição parte do trabalho desenvolvido pelo TRIPEC (Grupo de Pesquisa). - Buscar apoio e parceria para instalação do Centro de Memórias sobre a formação de professores do Sudoeste do Paraná; - Publicizar experiências e trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento sobre a formação continuada de professores e áreas afins.

Realização: Grupo de Pesquisa TRIPEC (Trans/formação Inicial, Permaneste e Continuada de Professores)

Programação:

Dia 4 de setembro
- Tarde: Oficina sobre a educação inclusiva
- Noite: Palestra de abertura sobre Direitos Humanos e Formação de Professores.
Dia 5 de setembro
- Tarde: Oficina sobre a educação inclusiva
- Noite: Mesa redonda sobre Diversidade e Formação de Professores
Dia 6 de setembro
- Tarde: Fórum sobre a gestão escolar no sudoeste do Paraná.
- Noite: Sessões de Comunicações

Para apresentação de trabalhos as inscrições devem ser feitas até o dia 12/08 com provável prorrogação até o dia 18 de agosto de 2019.
Sem apresentação de trabalhos até o dia 04 de setembro de 2019.

Todos os participantes receberão certificação. O evento tem a duração de 24 horas e podem ser utilizados para validação de ACCs.

Coordenador do Evento: Prof. Dr. Gilson Luís Voloski

Telefone de Contato: 46 3543-8369