Ao todo, 18 acadêmicos participam do curso que envolve conteúdos como: manuseio adequado de sêmen, melhoramento genético, enfermidades reprodutivas, além da técnica de inseminação artificial.
A ideia é popularizar o uso de aquecedores solares para que agricultores e moradores da região possam utilizar essa alternativa como forma de diminuir gastos com energia elétrica, por exemplo.
Intitulado “Caminho do Colono: o passado, a memória, o esquecimento”, o projeto tem como meta a produção de dois livros e um vídeo-documentário a partir das pesquisas nos arquivos públicos e em documentos preservados pela população envolvidos no processo de abertura e fechamento da estrada.
A Unidade, instalada em um prédio cedido em regime de comodato pela Prefeitura de Realeza, está localizado no Bairro Nova Primavera e ocupa uma área de 416,70 m2 de construção.
Os acadêmicos da quinta fase de Medicina Veterinária da UFFS são responsáveis por ministrarem as palestras. Eles ajudaram a desenvolver um encarte que explica sobre a doença, como é transmitida, os agentes transmissores, abordando, principalmente, o papel do morcego hematófago, aquele que se alimenta de sangue, nesse processo de transmissão.
O bloco A possui quadro andares, contendo mais de 30 salas, que abrigam a parte administrativa do campus, assim como ambientes de estudo.
O tema busca trazer um novo modelo para a produção de leite com a perspectiva da produção agroecológica, adequando espaços para os animais, com sistemas eficientes de produção de pasto, qualidade de vida ao rebanho e manejo para o controle de parasitos internos e externos.
No primeiro dia do evento, o tema central das palestras foi a qualidade da água, abordado pelas professoras Suzymeire Baroni, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Liliane Schier de Lima, da AlphaCarbo Industrial Ltda.
Nesta quinta-feira (21), no segundo dia de atividades, os acadêmicos participaram da oficina de música, que teve como tema “O rock e as transformações sociais”.
Os alunos traduziram o texto e, em seguida, montaram um roteiro para a radionovela.
A coordenadora do curso e do projeto, Camila Elizandra Rossi, disse que o resultado dos três encontros foi positivo e que o curso será ofertado em outros municípios da região.
O grupo de aproximadamente 40 estudantes da terceira e quita fases do curso de Letras foram conferir na prática como funciona o projeto nas escolas Adele Zonatto Scalco, em Foz do Iguaçu, e Bilíngue nº 2, em Puerto Iguazu, na Argentina.
Entre as primeiras ações, os membros do NAP irão estruturar o estatuto do núcleo, além de elaborar um diagnóstico sobre o perfil de acadêmicos e professores no Campus Realeza.
As acadêmicas do curso mostraram às crianças a pirâmide alimentar e a importância de cada grupo de alimentos para uma boa saúde.