UFFS - Equipe do PET Medicina Veterinária e Agricultura Familiar visitam Fazenda Iguaçu em Céu Azul
Outro aspecto forte na propriedade são as práticas de manejo visando o bem estar animal.

Publicado em: 23 de março de 2012 16h03min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min

No dia 16 de março, a equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, visitou a Fazenda Iguaçu no Município de Céu Azul, a 130 km da cidade de Realeza. O objetivo da visita foi mostrar para os alunos um sistema de produção altamente tecnificado.

Segundo o Tutor do Programa, Professor Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto, embora as atividades do grupo tenham foco na produção de leite pela agricultura familiar e esta muitas vezes seja associada a um baixo nível de inserção tecnológica, isto não é uma realidade para outros países, especialmente França e Alemanha, onde os agricultores familiares absorvem em suas pequenas propriedades um grande conjunto de novas tecnologias.

“No caso da Fazenda Iguaçu, o que mais chamou a atenção do grupo foi a preocupação em gerar o mínimo de impacto ambiental, especialmente com relação a destinação de resíduos sólidos e do reaproveitamento da água. Isto sem falar que durante este processo, através de um biodigestor gera-se gás que é aproveitado como fonte de energia para a produção de eletricidade”, ressaltou o Professor.

Outro aspecto forte na propriedade são as práticas de manejo visando o bem estar animal. “As instalações e os programas de controle e prevenção de doença foram os principais destaques. A receptividade dos profissionais responsáveis pela administração da fazenda foi um ponto positivo a parte. Eles se mostraram extremamente abertos para discutir os problemas vinculados a produção de leite e trocar experiências com alunos e professores participantes da visita”, pontou Neto.

Os acadêmicos Doglas Lunardi e Rodrigo Stanislawski destacaram que apesar do contraste com o modelo produção leiteira familiar, em termo estruturais, algumas técnicas de manejo e de promoção da sanidade e do bem estar animal podem ser aproveitadas nas pequenas propriedades.