Treinamento sobre gerenciamento de coleções é realizado pela equipe do Herbário Real da UFFS
As amostras do Herbário Real já foram informatizadas, totalizando 1.888 exemplares

Publicado em: 25 de abril de 2023 15h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2023 17h04min

Com referência no gerenciamento de coleções botânicas, a equipe do Herbário Real da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza está promovendo um curso de capacitação para os responsáveis do Herbário da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). O objetivo é explicar as funcionalidades do software BRAHMS, adotado pela maioria dos herbários brasileiros para criação de banco de dados e gerenciamento de informações de coleções botânicas.

O software foi essencial para a informatização do acervo do Herbário Real, que atualmente conta com 1.888 exemplares disponíveis pelo Sistema de Informações speciesLink, sistema de dados primários de coleções científicas. O programa facilita a inserção, a importação e a exportação de dados e imagens, o gerenciamento de cadastros, além de possibilitar a criação de filtros de pesquisa, essencial para gerar dados estatísticos.

O curso foi ministrado pelo colaborador do Herbário Real, o técnico em eletrotécnica e biólogo Rony Ristow, que apresentou os recursos do software. O BRAHMS faz parte do programa de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, para estudar e documentar a diversidade de plantas.

Herbário Real possui 1.888 exemplares informatizados e estão disponíveis pelo Sistema de Informações speciesLink (UFFS/Ariel Tavares)

A capacitação é importante para a agrônoma da UNITINS Ana Lúcia da Silva Costa Guerra, que atua no Herbário da Universidade do Tocantins (HUTO). Considerado um dos maiores do estado do Tocantins, o HUTO possuiu mais de 8 mil exemplares de plantas. “O software é fundamental para a sistematização de dados, sendo que esse treinamento permitirá dar continuidade a um trabalho que já foi iniciado. Além disso, o objetivo é repassar aos demais integrantes do HUTO os conhecimentos adquiridos nesta oportunidade”, comentou.

Mais sobre o Herbário Real

Os herbários cumprem uma função científica possibilitando a preservação e o acondicionamento de plantas inteiras ou fragmentadas. As plantas armazenadas nesses locais são chamadas de exsicatas, pois trata-se de uma amostra seca, prensada e fixada em cartolina manualmente, todas recebem catalogação e são etiquetadas com informações para estudos botânicos. As amostras que compõem o Herbário Real foram coletadas em mais de 26 municípios da região sudoeste do Paraná.

As exsicatas do Herbário Real já foram informatizadas, totalizando 1.888 exemplares. Entre eles estão espécimes de plantas com flores (angiospermas), musgos (briófitas), samambaias e pinheiros (gimnospermas). De acordo com a curadora do Herbário Real, professora Berta Lúcia Pereira Villagra, a coleção apresenta três espécies ameaçadas de extinção: a coronilha (tipo de árvore que apresenta tronco com folhas e espinhos), o bútia-capitata-maior (tipo de palmeira), e a Senecio Langei Malme (tipo de planta da família do girassol).

Participe do Herbário Real

Alunos da UFFS podem ser colaboradores do Herbário Real, basta entrar em contato pelo e-mail berta.villagra@uffs.edu.br e informar os horários de disponibilidade para participar das atividades.