Projeto de Capoeira do Campus Realeza é levado para Santa Izabel do Oeste

Publicado em: 11 de junho de 2014 12h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

O Projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde", da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, passou a atender também crianças e adolescentes do município de Santa Izabel do Oeste. Com pouco mais de um ano de existência, o projeto tem como objetivo fomentar discussões sobre as questões étnico-raciais, preconizadas na educação básica, além de apresentar o jogo de capoeira, a história, a música e os instrumentos dessa manifestação cultural.

Cerca de 15 crianças e adolescentes estão inscritos para participarem das aulas, que são realizadas sempre às terças-feiras, no horário das 17h às 18h30min, na Academia da Saúde. A seleção dos participantes foi feita por meio do Núcleo de Apoio da Saúde Familiar (NASF), vinculado ao Centro Cultural da Juventude de Santa Izabel do Oeste. “As crianças e os adolescentes foram selecionados por uma equipe pedagógica. São alunos que estão em vulnerabilidade social ou que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem”, explica a educadora física do NASF, Rafaela Pasquali.

Em Realeza, o projeto cultural é realizado às segundas-feiras, no horário das 17h às 18h30min, no Pavilhão do Jardim Primavera. Aproximadamente 25 crianças e adolescentes participam das aulas.

O projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde" é coordenado pelo professor, Julio Trevas, com a colaboração dos professores Emerson Martins e Renata Orlandi. Também participam como bolsistas acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, Edenilson de Souza (9ª fase), Douglas Saggiorato (9ª fase), Marlon Nardi Molon (9ª fase) e Luana Carolina Gregolin (3ª fase). O projeto conta ainda com apoio da Prefeitura de Realeza, de Santa Izabel do Oeste e do Grupo Arte e Manha, de Dois Vizinhos.