Curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza promove X Semana Acadêmica no mês de agosto
Abertura do evento contará com a palestra de Rodolfo Nogueira, um dos maiores paleoartistas da atualidade.

Publicado em: 14 de julho de 2022 13h07min / Atualizado em: 14 de julho de 2022 16h07min

Entre os dias 1º e 5 de agosto, será realizada a X Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (X SABio) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento conta com diferentes palestras, minicursos e oficinas, incluindo na programação momentos de interação com a comunidade escolar da região, com apresentação de trabalhos e projetos desenvolvidos pelo curso.

A abertura do evento, no dia 1º de agosto, contará com a palestra do paleoartista Rodolfo Nogueira, reconhecido no Brasil e no exterior por recriar animais extintos. Em 2021, Nogueira recebeu, pela terceira vez, o Lanzendorf National Geographic Prize, que homenageia anualmente os melhores paleoartistas do mundo. O trabalho de Rodolfo já foi capa da Revista Nature, uma das maiores revistas científicas do mundo. Na X SABio, o designer fará palestra intitulada O Fotógrafo do Tempo Profundo, abordando sua trajetória, projetos, metodologia usada na paleoarte, além do uso de novas tecnologias para educação e divulgação de ciências.

Na programação da X SABio, também serão ofertados minicursos e oficinas abordando as seguintes temáticas: diagnóstico de covid-19 em seres humanos por RT-PCR (projeto realizado pelo Campus Realeza durante a pandemia); oficina de pintura; cultura oceânica e o ensino de Biologia; a relação do sono e a saúde; coexistência humano-grandes felinos na região do Iguaçu; paleontologia e museus; esculpindo a pré-história do Brasil, com o paleoartista Rodolfo Nogueira.

Para confirmar a participação no evento, basta acessar o site: https://bit.ly/xsabiouffs. A taxa de inscrição é de R$ 20 e deverá ser paga à comissão organizadora no hall do Bloco A, no intervalo das aulas noturnas ou na recepção no primeiro dia do evento.

Visitação de escolas

Outro momento importante do evento concentra-se na recepção de professores e estudantes da Educação Básica. A organização da X SABio está preparando um roteiro de visitação apresentando materiais de estudos, projetos de ensino, material de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso de Ciências Biológicas. A visitação está programada para os dias 3 e 4 de agosto, das 14 às 16 horas.

A participação é gratuita.

O agendamento deve ser feito pelo e-mail: biologandouffs@gmail.com

Submissão trabalhos

Pelo regulamento, “serão aceitos como trabalho na X SABio: a) resultados de pesquisa científica (final ou parcial) relacionados a bolsa de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, projeto integrador etc.; b) relato de experiência de atividade de projetos de ensino (como PIBID e RP), estágio, extensão e projeto integrador, e c) material didático (jogos, maquete, modelos etc.)”.

Os interessados têm até o dia 20 de julho para submeter trabalhos, sendo necessário realizar a inscrição pelo Portal de Eventos da UFFS, no site: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SABio/about/submissions.

O resumo dos trabalhos será apresentado na forma de painel (banner) entre os dias 2 e 5 de agosto. A presença dos autores será necessária no dia 4 de agosto, às 21 horas, para apresentação e certificação.

Confira a programação completa:

01/08, segunda-feira

19h: Inscrição e recepção dos inscritos

19h30: Atividade cultural

20h: Abertura oficial - mesa de honra composta pela direção do campus, coordenação do curso, coordenação da X SABio e representante do Centro Acadêmico

20h30: Palestra de abertura: “O Fotógrafo do Tempo Profundo”, com o Paleoartista Rodolfo Nogueira

02/08, terça-feira

Das 13h30 às 17h30: Minicurso 1 (parte 1): Oficina de pintura - Coletivo Bioaquarela, com Murilo Luiz Bernardi

Das 19h às 22h40:

Minicursos 2: Diagnóstico de covid-19 em seres humanos por RT-PCR, com os professores Felipe Beijamini, Alexandre Carvalho de Moura, Izabel Aparecida Soares e a acadêmica Bianca Cestaroli

Minicurso 4: Botânica na cozinha – plantas alimentícias, com a nutricionista Mariana Grisa Simonetti

Oficina 1: Esculpindo a Pré-História do Brasil com o paleoartista Rodolfo Nogueira