Publicado em: 03 de abril de 2012 14h04min / Atualizado em: 08 de maio de 2017 11h05min
O I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu um ótimo público entre os dias 28 e 29 de março, na Casa da Cultura Professor Antonio Baccin. O evento intitulado “A Licenciatura em Foco”, ofertou duas palestras, além da apresentação dos trabalhos dos bolsistas do Programa.
A abertura do I Seminário PIBID aconteceu com a palestra da professora da Unioeste, Márcia Borin da Cunha, com o tema “Ser ou Estar Professor”. Para a professora, há diferenças entre o “ser” e o “estar” professor. O “estar” é algo que constantemente vimos nas escolas, profissionais com formação diversa a disciplina que ministram. Já o “ser” professor implica em uma construção de uma identidade para tal, adquirida através da construção de conhecimentos, científicos e pedagógicos, e pela experiência adquirida, por exemplo, a que se dá na formação acadêmica, através dos estágios e também pelo próprio PIBID. “A formação do professor deve proporcionar a tomada de consciência das concepções e modelos pessoais e provocar a formação de uma identidade docente própria”, afirmou a professora.
No segundo dia, a palestra foi proferida pela professora da Unicentro, Karina Worm Beckmann, que trabalhou com o tema “O PIBID e o incentivo às licenciaturas”. Em sua fala, Karina apresentou uma visão geral do programa, destacando objetivos e perspectivas. Ela também expôs algumas dificuldades encontradas pelos bolsistas durante o desenvolvimento das atividades propostas pelo PIBID.
Após as palestras, houve um momento para apresentação dos trabalhos realizados pelos bolsistas do PIBID, durante a execução do programa. No primeiro dia a apresentação ficou por conta dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras, já no segundo, a apresentação ficou a cargo dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências.
Participaram do seminário, o diretor do Campus Realeza, João Alfredo Braida, o coordenador acadêmico, Antonio Marcos Myskiw, o coordenador do curso de Licenciatura em Letras, Clóvis Alencar Butzge, o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências, José Otto Konzen, a secretária de educação e cultura do município de Realeza, Leocárdia Andreolli, o vice-diretor do Colégio Estadual Doze de Novembro, José Jairo Neckel, a diretora do Colégio Estadual João Paulo II, Leila Teresinha Deliberali Leão, os coordenadores do I Seminário PIBID, Marcos Leandro Oshe e Sérgio Massagli, e professores e alunos da UFFS e da rede pública de ensino.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 de outubro de 2024
Eventos
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Concursos e Processos Seletivos
30 de outubro de 2024
Processo Seletivo