Campus Realeza promove evento de acendimento da Chama Crioula em comemoração a Semana Farroupilha
A chama permanecerá acesa até o dia 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha.

Publicado em: 22 de agosto de 2022 18h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2022 15h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu o acendimento da primeira chama crioula, a atividade marca o início das comemorações da Semana Farroupilha, além de representar a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo dos séculos. O evento ocorreu nesta segunda-feira (22), no saguão do Bloco A, sendo que a chama permanecerá acesa até o dia 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha.

A ação faz parte do programa cultural “Cultura e Tradição da Fronteira Sul”, desenvolvido pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFFS, professora Patrícia Romagnolli, que estava presente no evento. O programa abarca outros dois projetos que têm como coordenadores os professores do Campus Realeza Marcelo Falci Mota e Antônio Marcos Myskiw, responsáveis pela organização do evento desta segunda-feira (22). Os projetos buscam contar a história dos festejos da chama crioula, marcadas pelas tradicionais cavalgadas que percorrem o Rio Grande do Sul na distribuição do fogo simbólico e regiões do estado de Santa Catarina.

A chama crioula é anualmente acessa e distribuída às regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, e, há três anos, em Santa Catarina, a UFFS também é uma das entidades parceiras nessas ações e contribuiu para que a chama também fosse acesa na cidade de Realeza. “Essa ação vem de um projeto realizado pelo Campus Chapecó chamado Projeto Farroupilha e serviu de berço para o programa de agora que busca evidenciar as diferentes tradições, memórias e culturas de toda a região Sul do país, onde a Universidade está inserida”, destacou a pró-reitora.

O evento contou com a presença de estudantes e servidores da UFFS, bem como de representantes do governo municipal de Realeza.