Campus Realeza: Leptospirose é tema de primeira palestra do PET de Medicina Veterinária

Publicado em: 10 de junho de 2014 15h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

Na última sexta-feira (06), foi dado início ao 4º Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O primeiro palestrante convidado foi o coordenador do Laboratório de Diagnóstico de Leptospirose, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Manoel Renato Teles Badke. As palestras são dirigidas aos acadêmicos do curso, profissionais da área e produtores rurais de Realeza e região.

Segundo a tutora do programa, Carina Franciscato, outras palestras serão oferecidas gratuitamente por meio do PET para o próximo semestre. “Essa é a primeira palestra de uma série que iremos oferecer. A participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária, profissionais da área, além de produtores rurais de Realeza e região é importante para difundirmos novos conhecimentos ligados à produção animal, entre outros temas”, comentou.

Com a palestra intitulada “Leptospirose: Problema de reprodução animal e saúde pública”, o professor Badke abordou algumas complicações causadas pela leptospirose nos animais, como infertilidade e aborto – que podem ocorrer não apenas em bovinos, mas em equinos e suínos. Ainda apresentou outras patologias semelhantes à leptospirose, relatando como é feito o diagnóstico e o tratamento para essa doença.

Outro viés abordado foi a relação da leptospirose com saúde pública, visto que a doença também pode acometer seres humanos. “Temos o rato como principal transmissor, mas ele não é o único. Outros animais silvestres também podem transmitir a leptospirose. A transmissão ocorre quando há exposição à urina de animais infectados”, alertou.