3º Sepe: Alunos de colégios da região visitam UFFS – Campus Realeza
Os visitantes conheceram: Laboratório de Zoologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Anatomia, Embriologia e Biologia Celular, Laboratórios de Tecnologia de Alimentos e de Técnica Dietética, Laboratório de Avaliação Nutricional, trabalhos em Medicina Veterinária de Anatomia e Parasitologia, apresentação de diversos trabalhos em todos os cursos do Campus Realeza.

Publicado em: 11 de outubro de 2013 12h10min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min

Como parte das atividades do 3º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe), fase local, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu, nessa sexta-feira (11), alunos e professores da Educação Básica e comunidade em geral. Os grupos conheceram a estrutura da instituição, como laboratórios e salas de aulas, além de conferirem alguns trabalhos desenvolvidos pelos cursos de licenciatura Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, e bacharelados Medicina Veterinária e Nutrição.

A visitação foi previamente agendada com oito colégios, localizados nos municípios de Capanema, Planalto, Ampére, Realeza, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e Bela Vista da Caroba. O convite foi feito especialmente para os alunos que estão concluindo o ensino médio. Cada colégio trouxe duas turmas, sendo que cada uma delas contém de 30 a 40 alunos.

De acordo com o coordenador acadêmico do Campus Realeza, Clóvis Alencar Butzge, o Sepe propõe a apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade interna da instituição, entretanto foi reservado um dia especial para apresentá-los à comunidade externa. “O que fazemos hoje com os alunos do ensino médio é mostrar um pouco do que desenvolvemos na UFFS, especialmente àqueles que serão futuramente nossos acadêmicos. O Enem está programado para acontecer, que é base para a seleção das universidades públicas. É importante que eles conheçam a UFFS e os cursos, para ajudá-los a tomarem decisões em relação ao futuro”, salientou.

No curso de Letras, os visitantes conheceram projetos de extensão “Cinedebate”, “La Broma”, “Comunica Realeza: Laboratório de Produção Textual”, “Longa Jornada Livro Adentro” e “Diálogos interdisciplinares através do estudo das letras da Música Popular Brasileira” e projeto PIBID/Letras, Monitoria de Língua Espanhola, “Caminhos do Colono” e projeto cultura “Joaninha ou o que é?”.