3º Nutri Day traz egressas do curso de Nutrição do Campus Realeza para palestras

Publicado em: 01 de setembro de 2017 10h09min / Atualizado em: 01 de setembro de 2017 13h09min

Para celebrar o Dia do Nutricionista, nesta quinta-feira (31), o curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza organizou o 3º Nutri Day. Foram realizadas três palestras e as convidadas para ministrá-las foram ex-acadêmicas do curso. Em debate, estavam aspectos sobre agricultura familiar e o trabalho do nutricionista em ambiente hospitalar. A realização da atividade foi da Coordenação de Curso e do Centro Acadêmico.

A coordenadora do curso, professora Márcia Fernandes Nishiyama, comenta que o evento está buscando trazer egressos do curso. "Este ano a profissão do nutricionista está completando 50 anos de regulamentação, além de ser um número expressivo, temos como palestrantes egressas do curso. Dessa forma, estamos atendendo uma sugestão do Centro Acadêmico, para que os estudantes conheçam como estão os campos de atuação e vejam a trajetória dos nossos ex-acadêmicos", destacou.

Abordando a temática da "Agricultura Familiar e Nutrição", a nutricionista Giovana Paludo Giombelli enfatizou a importância de programas de fortalecimento da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos, apontando os benefícios da produção orgânica de alimentos para a população e ao meio ambiente.

Já a nutricionista Joseane Schabarum fez uma apresentação sobre o trabalho na área hospitalar/clínica, destacando sua experiência no Hospital e Instituo de Assistência Social e Saúde São José, em Laranjeiras do Sul. Nesse mesmo sentido, a nutricionista Mariza Cristina Luft também falou sobre a sua atuação no Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN). Ambas comentaram sobre os desafios em prevenir a perda de peso dos pacientes e oferecer uma alimentação saudável e adequada, observando as preferências ou as restrições alimentares dos pacientes.