UFFS participa do IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano
Alunos da Graduação, residentes e professores apresentaram trabalhos em na forma de pôster

Publicado em: 27 de abril de 2018 09h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2018 11h04min

Alunos do curso de Medicina, residentes e professores da UFFS apresentam cerca de 20 trabalhos no IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano. Com o tema “Envelhecimento, diversidade e longevidade”, o evento acontece no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), entre os dias 25 e 27 de abril.

De acordo com os organizadores do evento, o envelhecimento populacional traz uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos: serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. O processo de envelhecimento exige que, entre os cuidados e a proteção à pessoa idosa, sejam inseridos os relacionados aos cuidados com a saúde, com as condições psicológicas e emocionais, com a inserção social, cultural e tecnológica do idoso.

Nesse contexto, o Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (CIEEH 2018) objetiva estimular discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos do envelhecimento humano, pressupondo os desafios que esse processo coloca na agenda das políticas públicas brasileiras e ainda uma posição permanente e autocrítica sobre a inserção multidisciplinar.

A programação conta com conferências, mesas-redondas, painéis e apresentação de trabalhos na forma de pôster.

Galeria de Imagens: