RGE e UFFS firmam compromisso para atender a necessidade de energia do Campus Passo Fundo
Projeto é previsto na construção do Campus definitivo e está orçado em cerca de R$ 1,7 milhões

Publicado em: 27 de novembro de 2017 11h11min / Atualizado em: 27 de novembro de 2017 16h11min

Em reunião realizada na última sexta-feira (24), na sede da Rio Grande Energia (RGE), foram alinhados os últimos detalhes entre a UFFS – Campus Passo Fundo e a distribuidora energética do Estado para o fornecimento de energia da nova subestação que deverá ser construída ainda este ano no Campus definitivo.

O encontro foi marcado pela presença do diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, da coordenadora administrativa do Campus, Laura Spaniol Martinelli, do técnico em edificações do Campus, Eliezer Lamas, e da consultora de negócios da RGE da gerência de relacionamento com o poder público, Eliana Lage Bortolon.

.

foto de todos os presentes

 

Segundo o diretor, “a RGE é parceira da UFFS na organização do projeto de energia para o Campus e tem sido bastante sensível à importância do projeto para a cidade, de modo a criar as condições ideais de segurança para aquela área". 

A subestação vai proporcionar a oferta de energia elétrica no Campus Passo Fundo, compreendendo o Bloco A, os prédios históricos e os ambulatórios, além de um sistema de iluminação pública LED de vias e estacionamentos.

 

foto da apresentacao do trabalho em data show

 

“A nova subestação está em consonância com o investimento feito no Campus definitivo beneficiando espaços acadêmicos e administrativos e consiste numa solução para as próximas duas décadas. Fornecerá, principalmente, energia de qualidade estável, ou seja, sem quedas e com qualidade. Com uma subestação teremos menos panes e avarias elétricas nos nossos equipamentos, reduzindo custos e permitindo o funcionamento pleno dos prédios e laboratórios”, disse o técnico em edificações, Eliezer Lamas.


Ainda segundo Lamas, “a RGE fará o trabalho de alimentação do sistema até a previsão de abertura das aulas para o primeiro semestre letivo de 2018 em sede própria. Sem esta parceria e comprometimento da RGE, não seria possível, em tão pouco tempo, estarmos em nossa nova casa”.

 

A execução de infraestrutura de rede elétrica e de telecomunicações compreende: rede subterrânea de alta tensão (13,8 kV), baixa tensão (380 V) e de telecomunicações (fibra ótica); execução completa (civil e elétrica) da Subestação de Medição e Proteção na classe 15 kV; execução completa (civil e elétrica) da Subestação Transformadora SE-01 com potência de 300 kVA na classe 15 kV; execução completa (civil, elétrica e mecânica) da Subestação de Geração com potência de 500 kVA na classe 15 kV com paralelismo; execução completa (civil e elétrica) do sistema de iluminação pública LED de vias e estacionamentos; execução de emendas, terminações óticas e certificações de canais óticos no campus Passo Fundo.