O futuro do Campus Passo Fundo em pauta na reunião do Conselho Comunitário

Publicado em: 20 de outubro de 2014 14h10min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 15h02min

Em reunião do Conselho Comunitário do Campus Passo Fundo, realizada no último sábado (18), o diretor do Campus, Vanderlei de Oliveira Farias, apresentou a versão final do Plano de Expansão do Campus aos presentes e fez a entrega simbólica do documento ao reitor, Jaime Giolo, e ao prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

Agradecendo a contribuição do Conselho Comunitário na elaboração do plano, o diretor afirmou que “a ampliação da oferta de cursos na área da saúde vai ao encontro da vocação da cidade de Passo Fundo em ser centro de referência regional nesta área.” Conforme o plano, os cursos a serem implantados até 2020, em ordem de prioridade, são os seguintes: Enfermagem, Saúde Coletiva, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontologia.

Além do prefeito de Passo Fundo, a reunião contou com a presença da secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, que apresentou os projetos de intervenção em locais próximos ao antigo Quartel, área que receberá as instalações definitivas do Campus Passo Fundo. Ana Paula apresentou as propostas existentes para o que chamou de “uma área importante para a cidade, tombada como patrimônio histórico, que deverá ser recuperada e transformada em uma área de lazer para atender às necessidades da população.” A secretária relatou, ainda, que a secretaria tem mantido diálogo com os grupos de trabalho que estão projetando as intervenções da UFFS no local.

Também presente na reunião, o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo Wiese, que lidera a equipe de trabalho responsável pelo projeto de restauração dos prédios históricos, relatou que “o Campus definitivo servirá não apenas para a Universidade, mas para a cidade de Passo Fundo”. A equipe de trabalho já começa a batizar o projeto como um “campus parque” já que o conceito utilizado é o de um campus universitário, mas também um local para a promoção da qualidade de vida das pessoas, integrando espaços de lazer e cultura, Universidade e comunidade.”

Ainda segundo o professor, os prédios restaurados deverão abrigar setores administrativos, biblioteca, auditório e salas de aula e o prédio a ser construído deverá abrigar laboratórios e salas de aula.