Campus Passo Fundo recebe convite para painel promovido pelo MST
Atividade terá a presença do vice-reitor, Antônio Andrioli

Publicado em: 29 de setembro de 2017 14h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2017 14h09min

Na manhã desta sexta-feira (29), o Campus Passo Fundo recebeu um convite de integrantes do grupo MST Terra e Vida para um painel que terá como tema "Reforma Agrária Popular e Agroecologia". A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Tecnologias Apropriadas do Grupo Terra e Vida.

O evento será realizado no dia 20 de outubro, a partir das 09 horas, no auditório do Instituto Superior de Filosofia Belthier (IFIBE), em Passo Fundo, e terá como painelista o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, além de Salete Carollo, da Direção Executiva Estadual do MST-RS. O painel conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Fundação Luterana de Diaconia (FDL) e do IFIBE.

Foto dos integrantes do MST e diretoria do campus

Projeto

O Projeto Tecnologias Apropriadas do Grupo Terra e Vida é construído coletivamente com movimentos sociais, sindicais, pastorais e universidades. O seu objetivo principal é resgatar a dignidade das 42 famílias, oriundas das regiões Norte, Serrana, Centro e Alto Uruguai, que hoje vivem no Acampamento Terra e Vida, além de despertar na população passo-fundense a consciência pela construção da Agroecologia, reaprendendo a cultivar para sua subsistência, sem o uso de agrotóxicos.

Foto da horta no campo do MST

As ações do projeto serão baseadas em atividades que gerem consciência, renda, solidariedade e produção agroecológica, a fim de mudar o modelo de desenvolvimento da agricultura. Entre elas estão a construção de uma horta de dez mil metros quadrados e a realização de oficinas com as temáticas do Aquífero Guarani e Reforma Agrária Popular, além do lançamento da Feira Agroecológica Terra e Vida, prevista para janeiro de 2018.