Campus Passo Fundo encerra as atividades do VII SEPE
Evento contou com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras e oficinas

Publicado em: 27 de outubro de 2017 13h10min / Atualizado em: 27 de outubro de 2017 14h10min

A sétima edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) terminou, nesta sexta-feira (27), no Campus Passo Fundo. Nos três dias de Seminário foram apresentados 41 trabalhos acadêmicos científicos, seis palestras e as mostras de Artes e Educação Popular em Saúde.

foto de aluna apresentando trabalho

No dia de ontem, quinta (26), iniciou o dia com a Mostra de Educação Popular em Saúde com a participação da Doutora em Educação pela Universidade do Ceará, Vera Lúcia de Azevedo Dantas, que proferiu a palestra “Educação popular em saúde na formação dos profissionais da saúde”.

foto da palestrante vera

Foram apresentados trabalhos realizados em experiências de Educação Popular em Saúde na UFFS, na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, nos serviços de saúde, nos movimentos sociais populares, em organizações e instituições da região. Logo após ocorreu o lançamento do filme “Saúde”, um curta-metragem de Guilherme Castro do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), com sede em Passo Fundo.

foto de pessoas conhecendo os trabalhos populares

A Mostra ainda contou com intervenções teatrais e oficinas de cuidados coletivos e educação em saúde, abordando práticas populares, integrativas e complementares no SUS.

foto do teatro

Nos trabalhos da noite, o médico e professor da UFFS, Jorge Roberto Marcante Carlotto, expôs sua tese de Doutorado com o tema “Impacto das complicações pós-transplante de pâncreas e rim sobre o custo da internação hospitalar”.

foto do professor carlotto

Encerrando o segundo dia de atividades do SEPE, a Doutora em Ciências Médicas e também professora da UFFS, apresentou seu estudo em “Prevalência dos achados dermatológicos neo-natais”.

foto da doutora flavia

Nesta sexta (27), ocorreu o último dia de atividades com a palestra do Doutor Valter Daudt, psiquiatra e escritor, que proferiu a palestra “Vida, medicina e livros, uma conversa com estudantes”. Daudt abordou práticas e desafios na conduta médica, além de tratar brevemente sobre o desenvolvimento histórico dos fármacos utilizados pela psiquiatria.

foto do doutor valter

Encerrando o VII SEPE, iniciou a I Mostra de Artes do Campus Passo Fundo com uma apresentação musical da servidora Gabrieli Vargas e logo após a exibição dos documentários "Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul: História, Cultura e Religiosidade" e  "Arte Promovendo Saúde e Saúde Fazendo Arte", além de trabalhos fotográficos que foram expostos durante todo o Seminário.

foto da apresentacao musical