Campus Passo Fundo celebra início do Internato Médico
Atividades começam nesta segunda nos Hospitais HSVP, Hospital da Cidade e Hospital de Caridade de Carazinho

Publicado em: 17 de julho de 2017 15h07min / Atualizado em: 18 de julho de 2017 10h07min

Aconteceu, na manhã desta segunda (17), no auditório do Campus Passo Fundo, a cerimônia de início do Programa de Internato Médico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo.

Foto do publico

O Internato Médico tem por premissas promover a formação médica onde a humanização seja aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico e o objeto da prática seja a necessidade das pessoas e das comunidades, onde os médicos sejam capazes de atuar em todos os níveis de atenção integral à saúde, em equipes multiprofissionais, de modo ético, como agentes de transformação social, comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa e da ciência médica, com a evolução das condições sanitárias da população, com a proteção ao meio ambiente, a preservação da saúde, a prevenção de doenças e com o combate e tratamento das patologias prevalentes no contexto geopolítico da UFFS. Três hospitais participam do Internato Médico (Hospital São Vicente de Paula, Hospital da Cidade e Hospital de Caridade de Carazinho) em três grandes áreas: Clínica Médica, Pediatria e Urgência e Emergência

Participaram da mesa de abertura o Reitor da UFFS, Jaime Giolo, o Diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, o Coordenador do Curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Julio Cesar Stobbe e o Coordenador do Internato Médico do Curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Jairo Caovilla.

foto da mesa de abertura

Para o Diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, “O momento do internato médico corresponde a uma mudança de status do aluno dentro do curso de Medicina. Ele passa a realizar atividades essencialmente práticas nos últimos dois anos de seu curso. Destacamos nesse momento formativo a parceria com os hospitais e prefeituras, que irão acolher os alunos nesse período, e também o papel dos supervisores e preceptores. O Campus e o curso vivem mais um momento importante de sua história ao iniciar essas atividades”.

Vanderlei discursando

Logo após, foi ministrada uma aula magna pelo coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, Gilmor José Farenzena, que falou sobre sua experiência no desenvolvimento do Internato Médico da UFSM e aspectos técnicos da estrutura desenvolvida pela UFSM.

Palestrante  professor Gilmor

Na sequência do evento, o Coordenador do Internato Médico do Curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Jairo Caovilla, juntamente com o Coordenador do Curso de Medicina do Campus Passo Fundo, Julio Cesar Stobbe, apresentaram a estrutura organizacional do Internato, detalhando procedimentos e demais questões técnicas.

jairo caovilla e julio stobbe

Para encerrar o evento, supervisores e preceptores receberam material que será utilizado por eles na condução dos trabalhos nos hospitais.

superviores e perceptores

No período da tarde haverá a apresentação dos internos nos cenários de ensino e aprendizagem para conhecerem as rotinas dos serviços e treinamento.

Houve também um breve discurso dos representantes dos hospitais envolvidos, no qual discursaram sobre a expectativa em receber estes alunos e o quão importante é esta atividade para a instituição:

representante do hospital de carazinho

representante do hsvp

representante do hospital da cidade