Vice-Reitor da UFFS realiza palestra em Conferência Regional de Juventude

Publicado em: 09 de setembro de 2011 15h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 14h02min

O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Andrioli, participou, na terça-feira 23, da 1ª Conferência Regional de Juventude, no município de Laranjeiras do Sul, no Paraná. O dirigente realizou a palestra de abertura do evento, que aconteceu na sede da Associação Comunitária do Assentamento 8 de Junho.

O encontro teve como objetivo geral contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Juventude e é uma das etapas de um processo nacional, que terminará com a aprovação do Plano e Estatuto Nacional da Juventude, em Brasília. Participaram estudantes e educadores de nove municípios:  Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Virmond, Porto Barreiro, Cantagalo, Guaraniaçu, Marquinho, Goioxim e Ibema.

O evento contou com parcerias de prefeituras e entidades municipais, como Associações de Pais e Professores, Sindicatos, Núcleo Regional de Educação, Secretarias Municipais, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) e da UFFS, que além do apoio e da palestra de abertura, auxiliou no cadastro dos participantes.

De acordo com Andrioli, a UFFS apoia a organização estudantil, porque entende que quanto mais organizada e mais mobilizada a juventude, mais cidadã ela se torna e  mais comprometida com os valores que fizeram com que a universidade surgisse. “Este também é o nosso compromisso, de incentivar para que os grupos sociais desta região possam se organizar, mobilizar-se cada vez mais pela luta por seus direitos e por políticas públicas”, ressaltou.

Além disso, o vice-reitor da UFFS afirmou que o movimento da juventude está diretamente relacionado à universidade, pois são os jovens que estão entrando na UFFS. “A  organização antecede as conquistas. As conquistas são consequência de uma forte mobilização, de um forte compromisso público, que esse movimento assumiu com a educação”, analisou Andrioli.

Para o estudante do 3º ano do Curso de Formação Docente, do colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, do município de Guaraniaçu, Iverson Araújo, a conferência é o momento oportuno para os jovens serem ouvidos, exporem suas opiniões, discutirem seus ideais e traçarem metas que lhe garantam um futuro mais digno enquanto cidadãos.