UFFS promove Conferência sobre Educação

Publicado em: 02 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 27 de janeiro de 2017 12h01min

Foi realizada na última quinta-feira, dia 26, a conferência sobre Matrizes Formativas, Teorias Pedagógicas e Práticas Educativas em Construção, no Assentamento 8 de Junho. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre elas servidores e docentes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, professores da rede estadual e municipal de ensino do município e região e a comunidade em geral.

O seminário faz parte do processo de Formação Continuada da Escola Iraci Salete, bem como do Grupo Marx, ações de extensão da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e teve como objetivo reforçar o papel de uma escola que se organiza enquanto forma o conteúdo a serviço da emancipação da classe trabalhadora.

A palestra foi ministrada pelo professor, doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Luiz Carlos de Freitas, que historiou a constituição do pensamento pedagógico, destacando a função da escola em suas matrizes e práticas educativas verdadeiramente comprometidas com a formação humana na perspectiva de classe.

De acordo com a professora da UFFS e uma das articuladoras do evento, Solange Todero Von Onçay, o seminário atingiu os objetivos uma vez que permitiu aprofundar a discussão a respeito do papel da escola na sociedade contemporânea enquanto instrumento que pode colocar-se a serviço do pensamento contra hegemônico de humanização e emancipação do povo trabalhador. “O tema trazido pelo educador suscita estudos e ao mesmo tempo demonstrou que há experiências importantes no campo educacional a serem revisitadas, como as vividas pelos pioneiros da revolução Russa (PistraK e Makarenko) as quais podem trazer elementos para o fortalecimento das propostas educacionais na perspectiva emancipadora e de classe.” destacou.

Após a palestra, foi aberto ao público um momento para um debate sobre a atual realidade educacional.