UFFS oferece curso de capacitação a Feirantes de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 16 de setembro de 2011 15h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min

O curso, organizado pelos coordenadores do projeto e  ministrado por  alunas da UFFS-Campus Laranjeiras do Sul, tratou sobre boas práticas na fabricação e na comercialização de alimentos.

No próximo sábado (17), uma nova modalidade de feira inicia em Laranjeiras do Sul. A partir desse dia, os produtores rurais que comercializavam seus produtos em um barracão, na Rua Coronel Guilherme de Paula, passarão a vender em barracas móveis, colocadas na Praça José Nogueira do Amaral.

Integrantes do Assentamento 8 de Junho e da Comunidade Campo Mendes também farão parte da feira livre, onde  haverá, ainda,  venda de produtos artesanais feitos na Central de Ofícios.

O projeto da nova feira é resultado de um esforço conjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul (Acils),  Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Sanitária local.

Para receber as barracas, os produtores terão de passar, frequentemente,  por uma série de capacitações destinadas a melhorar  o atendimento e a qualidade de seus produtos.

O primeiro desses  cursos aconteceu na noite de quarta-feira (14), no auditório da UFFS. Na ocasião, os participantes receberam explicações diversas sobre o tema Boas Práticas na Fabricação e na Comercialização de Alimentos.  As orientações foram ministradas por alunas do curso de Engenharia de Alimentos, curso ofertado pela UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

Conforme Angélica Patrícia Bertolo, técnica em alimentos e aluna do curso de Engenharia de Alimentos, foram abordados temas como: tipos de contaminação, produção de alimentos seguros, armazenamento e comercialização adequados e cuidados dedicados aos alimentos de alto risco (carnes, leites e derivados).  "Pretendemos, com essa capacitação, ajudar o pessoal da feira a produzir alimentos seguros, pensando, principalmente,  na saúde dos consumidores", relatou Angélica.

Para o próximo mês, o colegiado de Engenharia de Alimentos  da UFFS está programando outro curso, este direcionado à comunidade em geral, tratando também sobre a manipulação bem feita dos alimentos. "A  maior parte das contaminações ocorrem dentro das residências. A pessoa compra um produto seguro, mas, por desconhecer  a correta  maneira de higienização, acontece o problema, que, muitas vezes,  afeta uma família inteira", explica a professora Cátia Tavares dos Passos, coordenadora do projeto que atende aos feirantes.

Barracas:

A doação das dez barracas móveis, cedidas pela Acils aos feirantes locais, acontece sábado(17), a partir das 10 horas, na Praça José Nogueira do Amaral.