UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realiza Seminário do NED

Publicado em: 08 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 27 de janeiro de 2017 12h01min

“Currículo e os Processos de Ensino Aprendizagem” foi o tema do IV Seminário do Núcleo de Estudos em Docência (NED), promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

O evento aconteceu durante a tarde e a noite de segunda-feira, 7, no Cine Teatro Iguassu e teve como objetivo apresentar, discutir e problematizar as concepções de currículo que demarcam o cenário da formação docente no contexto político-pedagógico atual e explicitar e discutir a correlação de currículo com os processos de ensino e aprendizagem.

A programação foi composta de mesa-redonda, palestra e debate. As professoras doutoras Maria Lidia Seca Szymanski (Unioeste), Maria Izabel Serrão (UFSC), Mônica Ribeiro (UFPR) foram as palestrantes do evento . O público ouvinte foi formado de professores de Laranjeiras do Sul e municípios próximos, dirigentes, docentes e técnico-administrativos da UFFS, além de pessoas envolvidas com a temática da educação. Também estava presente o secretário Municipal de Educação de Laranjeiras do Sul, Nelson Gomes.

Desde sua concepção, o NED pretendeu constituir-se em um espaço de articulação entre professores em formação inicial, professores formadores de professores e professores em atuação na Educação Básica. No campus da UFFS – Laranjeiras do Sul, desde o início de 2011, um grupo de professores da universidade, participantes do NED, se reúnem para estudar e discutir temas relacionados à educação, com o objetivo de definir perspectivas teóricas acerca da formação docente, a partir de muitas interrogações. Entre elas, como pensar a formação de docentes? Como ensinar aos que ensinam? O que ensinar aos que ensinam?

Conforme a professora Vanda Mari Trombeta, coordenadora do Seminário, o tema “Currículo e os Processos de Ensino e Aprendizagem” é o primeiro resultado dessas discussões. Discussões, segundo ela, que envolveram professores do ensino básico e pesquisadores da região. “Com as palestras e discussões dos professores aqui convidados de diferentes universidades objetivamos promover um espaço de debate para analisar o papel do currículo na educação e sua relação com o ensino e aprendizagem. Também, com esse primeiro evento aberto à comunidade externa, apresentamos o Núcleo de Estudos em Docência à comunidade regional com o propósito de constituir-se como um dos espaços institucionais para a realização da discussão da docência na UFFS”, avalia a professora.

Para a professora  da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul,  Aline Peixoto Gravina, o  evento foi bastante produtivo, uma vez que as palestrantes foram bem claras e didáticas em suas exposições, suscitando questões e inquietações nos presentes. "A participação do professorado de Laranjeiras do Sul e região foi substancial para o sucesso do evento e esperamos ter correspondido com a expectativa de todos", concluiu Aline.