Temática Indígena é abordada em reunião realizada no Campus Laranjeiras do Sul
O objetivo foi dialogar sobre o processo de inserção e permanência dos povos indígenas na Universidade

Publicado em: 05 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 05 de abril de 2017 00h04min

Na manhã de terça-feira (4) foi realizada reunião para debater a temática indígena na UFFS. A atividade foi promovida pela Direção do Campus e pela Comissão Local do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). O encontro foi realizado no Gabinete da Direção do Campus Laranjeiras do Sul.

Participaram da reunião, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, em exercício, Katia Seganfredo, os docentes integrantes do PIN – Campus Laranjeiras do Sul Fábio Pontarolo, Maria Eloa Gehlen e Luciana Henrique Da Silva, a pedagoga da UFFS – Campus Realeza, Andreia Florêncio Eduardo de Deus, o professor na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da CUIA estadual, Wagner Roberto do Amaral, e a professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e também integrante da CUIA, Eloá Soares Dutra Kastelic.
Conforme a diretora em exercício, Katia Seganfredo, “o objetivo da reunião foi dialogar sobre o processo de inserção e permanência dos povos indígenas na Universidade. Esse tema é delicado, porque admitir e implementar a garantia legal reconhecida aos povos indígenas especialmente na questão do Ensino Superior requer análise constante acerca das práticas do trabalho docente e, ainda, um repensar as condições históricas, culturais e as especificidades das relações indígenas”.
Segundo Seganfredo, “o professor Wagner traz uma contribuição ímpar especialmente a partir de sua trajetória como integrante da CUIA no Estado do Paraná, com a aprovação da Lei Estadual Nº 13.134 de 18/04/2001 que garantiu, ainda em 2001, de forma inédita no País, três vagas suplementares em cada uma das Instituições Estaduais de Ensino Superior aos povos indígenas do Paraná.”
Ainda conforme a diretora em exercício, “o Estado do Paraná, de uma forma especial, tem um acúmulo de discussão, estudos e experiências acerca do ingresso e percurso dos estudantes indígenas no ensino superior. A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul possui um número significativo de estudantes indígenas e está inserida em uma região marcada pela presença indígena. Por isso, tentamos nos unir a essas experiências no sentido de formação, construção e avaliação das nossas políticas e práticas institucionais voltadas aos povos indígenas.”