Projetos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul estimulam a piscicultura na região

Publicado em: 16 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 27 de janeiro de 2017 12h01min

Produtores rurais interessados na criação de peixes, na região de Laranjeiras do Sul – PR, estão recebendo mais um incentivo.

Com projetos de pesquisa e programas de extensão, o curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, por meio de um grupo de professores, vem desenvolvendo atividades voltadas a viabilização e incentivo para inserção da piscicultura na agricultura familiar da região.

Os trabalhos, neste sentido, tiveram início no ano de 2011, quando foram desenvolvidos o projeto integrado de pesquisa Piscicultura Orgânica na Agricultura Familiar”(Edital 002/PROPEPG/2010) e o projeto de extensão “Boas Práticas de Manejo em Piscicultura na Agricultura Familiar” (Edital PROEXT 2010), nos municípios de Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro-PR, no período de março de 2011 a abril de 2012. Atualmente, está em andamento o programa de extensão Aquicultura Familiar em Sistema Orgânico: Processo Produtivo e Viabilização Econômica Através de Cooperativismo e das Políticas Públicas, o qual contempla 4 projetos.

As atividades contam, ainda, com o trabalho de sete bolsistas, dois alunos voluntários e cinco professores colaboradores, Alexandre Monkolski, Cacea Furlan Maggi, Carlos Raupp Ramos, Jorge Erick Parra e Marcos Weingartner.

Segundo a professora Maude Regina de Borba, coordenadora do projeto, as boas práticas na piscicultura podem ir além dos ganhos econômicos. “A adoção de práticas na piscicultura baseada na construção adequada dos viveiros, utilização de insumos provenientes da região, pouca renovação de água e manejo ecológico dos efluentes são fundamentais para o desenvolvimento de uma piscicultura sustentável que gera impactos positivos do ponto de vista social, ambiental e econômico. A criação de peixes em pequenas propriedades rurais contribui para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, incrementa a qualidade nutricional da dieta familiar e gera receita adicional com a comercialização de parte da produção”, afirma Maude.

A atividade mais recente, desenvolvida por este programa de extensão, foi a palestra Construção de Viveiros Escavados para Piscicultura,  ministrada pelo professor e engenheiro de pesca do Instituto Técnico Federal do Paraná (ITFPR), Anderson Coldebella, no dia 5 de maio. Coldebella explanou aos produtores sobre solos, localização e construção de viveiros escavados para produção de peixes de água doce.

Durante o evento, também foram cadastrados os produtores interessados em participar das demais atividades do programa. Os produtores interessados serão visitados para, posteriormente, serem selecionadas as propriedades em que a criação de peixes em tanque escavado será desenvolvida.

Conheça os subprojetos que estão sendo desenvolvidos:

-  Projeto  01:   Boas Práticas na Piscicultura Orgânica Familiar - Coordenadora: Profa. Dra. Betina Muelbert;

-  Projeto  02:   Nutrição Ogânica na Piscicultura Familiar - Coordenadora: Profa. Dra. Maude R. de Borba;

-  Projeto  03:   Sanidade de Peixes Cultivados em Sistema Orgânico - Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Romão;

-  Projeto 04:  Viabilidade Econômica e Financeira da Produção de Pescado, Cooperativismo e Políticas Públicas - Coordenadores: Profs. MSc. Antônio Maria da Silva Carpes e Tiago da Costa.