Projeto de Formação Escola da Terra finaliza atividades
Projeto proporcionou formação de qualidade aliada às necessidades locais dos participantes

Publicado em: 04 de junho de 2018 10h06min / Atualizado em: 04 de junho de 2018 10h06min

O “Projeto de Formação de Educadores Escola da Terra” foi desenvolvido na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul com objetivo de proporcionar uma formação de qualidade articulada às necessidades do contexto local dos participantes.

Segundo a docente Ana Cristina Hammel, coordenadora do projeto, “as ações tiveram um alcance enorme dentro do Estado do Paraná, uma vez que o projeto contou com a articulação de diversos setores sociais e conseguiu discutir a política de formação de professores e a educação do campo no Estado”.

Foram atendidos 514 professores, proporcionando diferentes momentos de formação em que se destacou a importância do professor como protagonista do processo no qual está inserido e da sua formação em relação às necessidades locais. Os encontros serviram também para analisar o momento da conjuntura política e a questão agrária atual, relacionando-os aos fundamentos políticos e pedagógicos que alicerçam a organização do trabalho pedagógico.

Produção intelectual desenvolvida
Livro Escrevedores da Liberdade, que traz histórias do cotidiano das crianças camponesas, é fruto de uma produção coletiva incentivada por meio de oficinas do Projeto e foi escrito por crianças dos anos iniciais das escolas do campo de 14 municípios, dentre eles Cândido de Abreu, Prudentópolis e escolas itinerantes do MST.

Livro de Sistematização das Práticas Educativas do Programa 2017 – relata as práticas e experiências do Programa no ano de 2017.

Cartilha/Guia Metodológico de Agroecologia e Cartilha/Guia Metodológico de Cooperação – cartilhas com orientações para os professores das escolas atendidas, sistematizadas a partir das experiências destas escolas, problematizadas e devolvidas para o coletivo.

Transparência
O “Projeto de Formação de Educadores Escola da Terra” foi coordenado pela docente Ana Cristina Hammel, com o apoio de três docentes da UFFS e Universidade Estadual do Centro-Oeste. Teve a FAPEU como fundação de apoio e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) como órgão descentralizador do recurso. O local de execução do projeto foi a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e o valor do contrato foi de R$ 246.600.