Pinhão também é fonte de pesquisas para a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 29 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 27 de janeiro de 2017 12h01min

Professores do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bitencourt e Ernesto Quast, estiveram na última quinta (24), na Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Pinhão (APMI), no município de Pinhão (PR).

O objetivo da visita foi propor pesquisas nas áreas de processamento e comercialização de produtos derivados do pinhão.

Além dos professores, estiveram reunidos no local, a consultora do Sebrae, Ana Ribas, representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e da Cooperativa Mista de Produção Agropecuária e Extrativista das Famílias Trabalhadoras Rurais de Pinhão (Cooperafatrup), que foram recepcionados pelas agricultoras da localidade de São Roque, Noeli Martins e Neoli Liber Baitel, as quais criaram a farinha e o polvilho de pinhão.

De acordo com o professor Thiago, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, a integração entre a UFFS e demais instituições pode ser interessante no sentido da pesquisa e também no desenvolvimento regional. “O contato entre as instituições pode proporcionar inúmeros trabalhos de pesquisa e com isto gerar produtos com maior valor agregado e com demanda de mão de obra fortalecendo a economia local.” afirmou.

Durante o encontro os professores conversaram com os pinhãoenses e se prontificaram a fazer uma análise dos produtos para auxiliar na industrialização. Segundo a Emater, existem poucos trabalhos sobre o pinhão e a ideia é descobrir novos produtos para que o fruto não seja comercializado somente in natura. Um dos pedidos feito pelos representantes do encontro foi que seja feito um estudo sobre como estocar o pinhão durante todo o ano.