Pesquisa do Campus Laranjeiras do Sul realiza levantamento dos peixes do rio Leão no assentamento 8 de Junho
Estudo é desenvolvido no mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR).

Publicado em: 27 de outubro de 2022 15h10min / Atualizado em: 04 de novembro de 2022 16h11min

Está em desenvolvimento, na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo realizar o levantamento da ictiofauna na bacia hidrográfica do rio Leão, no assentamento 8 de Junho, em Laranjeiras do Sul. 

A ictiofauna corresponde ao conjunto das espécies de peixes que existem em uma determinada região biogeográfica, no caso da pesquisa no rio Leão. 

A pesquisa é desenvolvida pelo engenheiro de aquicultura e mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Felipe Dreher Cordova. O estudo consiste na coleta e identificação de amostras dos peixes para identificação e quantificação e também amostras de água do rio Leão, com a finalidade de avaliar a condição ambiental da bacia do rio Leão no trecho do assentamento 8 de Junho.

Conforme programado, a coleta das amostras será realizada em quatro etapas, entre os meses de agosto/22 e agosto/23. Serão efetuadas coletas em 4 pontos distribuídos no trecho que atravessa o assentamento 8 de Junho, em uma extensão de aproximadamente 5km na bacia do rio Leão. 

A partir do levantamento das espécies de peixes que vivem no rio, importante para a realização de manejos ecológicos no local, o mestrando pretende também verificar quais peixes possuem potencial para a aquicultura e aquarismo, tendo em vista  que a região onde a pesquisa é realizada é uma região agrícola, caracterizada por propriedades de pequeno porte com predomínio de agricultura familiar. Desta forma, conhecer a ictiofauna serve como base para estudos e projetos aquícolas em âmbito comercial que possam, futuramente, contribuir para a renda dos produtores.

O mestrando explica: “já iniciamos as coletas e trouxemos alguns peixes para os laboratórios da UFFS, para realizar sua identificação. Também iniciamos as análises de qualidade de água, essa análise da água tem como foco verificar as condições da água para os peixes, não para consumo humano”. 

Embora a pesquisa ainda esteja na fase inicial, os primeiros resultados já foram apresentados para a comunidade do assentamento, em especial aos agricultores que possuem propriedades que passam pelo trecho do rio onde o levantamento é realizado. A apresentação dos resultados parciais ocorreu no mês de setembro, na sede do assentamento 8 de Junho. 

Equipe
A pesquisa é desenvolvida pelo mestrando Felipe Dreher Cordova (bolsista Fundação Araucária), com orientação das docentes Betina Muelbert e Maude Regina de Borba e coorientação do professor Marcos Weingartner. Alunos do curso de Engenharia de Aquicultura também têm contribuído como voluntários.

 

Galeria de Imagens: