Mostras fotográficas são expostas na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 13 de julho de 2012 13h07min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 12h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul recebe, até o dia 10 de agosto, as exposições fotográficas “Interações: homem e natureza no Velho Xapecó” e “Movimentos: Lutas Camponesas no Oeste Catarinense”. O projeto é uma realização da Coordenadoria de Cultura da UFFS em parceria com Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM)/Unochapecó, que produziu o material.

A exposição “Interações: homem e natureza no Velho Xapecó” busca a reflexão sobre a ação humana no espaço natural e as respostas da natureza à essa ação e também sobre como as pessoas interagem, modificando o espaço, na construção do cenário que hoje é conhecido como oeste catarinense.

Por sua vez, a mostra fotográfica “Movimentos: Lutas Camponesas no Oeste Catarinense” trata dos diversos movimentos sociais, que têm grande representatividade no Oeste de Santa Catarina. Entre os mais significativos estão o Movimento dos Sem Terra (MST) e o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC).

No total, as duas mostras reúnem 46 ampliações fotográficas, que estão expostas nos corredores do prédio principal do Campus. Antes de Laranjeiras do Sul, as exposições passaram pelo Campus Chapecó – Unidades Seminário e Bom Pastor.

Para o articulador de Cultura da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, professor Martinho Machado Junior, ações como esta são importantes para o compartilhamento e divulgação cultural dentro da universidade. “A UFFS é uma instituição presente em três estados. É indispensável que a comunidade acadêmica conheça os fatos marcantes de todas essas regiões, que ajudam a contar a história da implantação da Universidade”, completa.