Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove palestra com o professor Miguel Nicolelis
Evento será no dia 4 de novembro.

Publicado em: 27 de outubro de 2022 17h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2022 10h10min

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul promove a palestra “A interdisciplinaridade na ciência e a necessidade de uma ciência mais humana”, que será proferida pelo professor Miguel Nicolelis.

O evento será na sexta-feira, dia 4 de novembro, a partir das 15h. A atividade é aberta ao público e a palestra será transmitida pelo canal do PPGADR-UFFS no YouTube.

A palestra tem por objetivo aprofundar a temática da interdisciplinaridade e a sua relação com a ciência, bem como fortalecer o PPGADR que é avaliado pela Capes na área interdisciplinar.

Para o trabalho interdisciplinar, assume-se que, em contato, professores e alunos advindos de diferentes disciplinas, podem-se construir uma nova visão de mundo que retroalimenta paradigmas únicos, fortalecendo não somente o espaço em que elas conversam, mas, principalmente, fazendo evoluir suas próprias certezas paradigmáticas. Nesse espaço novo de criação gerado, esses sujeitos fortalecem-se, ao permitir questionar os limites de suas origens disciplinares, pois, ao pensar de forma interdisciplinar, parte-se da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva. O diálogo com outras fontes de saber, pode gerar um novo olhar para o que não se vê mais.

O evento foi pensado e organizado pelas professoras Liria Ângela Andrioli e Leticia da Costa e Silva, que promoveram, no ano de 2021 e 2022, vários momentos de discussão sobre a interdisciplinaridade e a interface com a pós-graduação no mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS.

Conforme a coordenadora do PPGADR, professora Josimeire Aparecida Leandrini, “a proposta interdisciplinar vem da própria forma de pensar a agroecologia e o desenvolvimento rural. São várias áreas do conhecimento que dialogam com a ciência, visto que as emergências sociais e ambientais são complexas.”

Palestrante
O professor Miguel Nicolelis é médico e cientista brasileiro, referência mundial na neurociência. Atualmente o cientista é professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) – Brasil.

Galeria de Imagens: