Laranjeiras do Sul: estudantes conquistam segundo lugar em Torneio Paranaense de Economia

Publicado em: 23 de junho de 2015 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

O curso de Ciências Econômicas da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul foi representado pelas estudantes Renata Scandolara e Gláucia Keli Back no 5º Torneio Paranaense de Economia, realizado em Curitiba (PR) nos dias 19 e 20 de junho. Participaram do torneio estudantes de 9 universidades do estado.

O evento é promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR). Trata-se de uma competição de caráter educacional, na qual participam estudantes dos cursos de Ciências Econômicas ofertados no Paraná. O torneio é um desafio econômico, no qual é preciso desenvolver e aplicar os conceitos, conciliando a prática com a teoria, possibilitando que os participantes simulem a administração restrita de variáveis macroeconômicas.

As estudantes laranjeirenses da 9ª fase do curso, participam pela segunda vez do torneio. Em 2014, alcançaram a 4ª colocação, já neste ano conquistaram o 2º lugar e garantiram a classificação para a Gincana Nacional de Economia, da mesma forma que os primeiros colocados.

Para as estudantes o preparo foi fundamental para a conquista do segundo lugar. Conforme a estudante Gláucia “o sucesso no torneio se deve muito ao conteúdo estudado nas disciplinas, tivemos várias questões sobre os pensadores estudados no curso”. Renata salienta que “complementamos nossos conhecimentos. Algumas questões que uma de nós ainda não tinha estudado foi complementado pelo conhecimento que a outra já possuía, isso facilitou bastante”.

Gláucia revela que um dos facilitadores foram as questões sobre economia brasileira e a qualidade do ensino. “Em 2014 não tivemos questões sobre o tema e neste ano tiveram algumas que respondemos com facilidade. Podemos afirmar que a qualidade do ensino ofertado na UFFS nos possibilitou essa conquista, agradecemos também aos nossos professores do curso pelo conhecimento transmitido, que foi fundamental para o nosso sucesso no torneio” ressalta.

“Além disso, percebemos que nosso curso oferece preparo profissional da mesma forma que os cursos ofertados em outras universidades do estado que são mais antigas e que tem muita tradição. Mesmo a UFFS tendo poucos anos de história já tem demonstrado que o ensino é muito qualificado e que os acadêmicos estão sendo preparados para a atuação profissional com muita excelência” finaliza Gláucia.

A acadêmica Renata comenta sobre a satisfação em representar a UFFS “foi ótimo representar a UFFS e o curso de Ciências Econômicas e, além disso conquistar esse segundo lugar. Nos sentimos valorizados enquanto curso e percebemos que temos muito potencial para competir com estudantes de universidades mais tradicionais, isso demonstra a evolução do curso e da UFFS”.

Gincana Nacional

A Gincana Nacional de Economia de 2015 acontece na cidade de Curitiba (PR) no mês de setembro e, da mesma forma que o torneio paranaense, os estudantes participam da competição em duplas.